6 de jul. de 2016

AS RAZÕES DO DILÚVIO






Às vezes, só sobram, aos mais velhos, quando mergulhados nas franjas do sono e da noite, a distração dos sonhos.


Esta noite, sonhei com uma alegoria que ouvi em um balcão de pedra de um bar de um embarcadeiro no porto de Castro Urdiales, na Cantabria, na Espanha da  década de 1980.


É um pequeno relato  - cruel - que versa sobre a demonização e a imprevidência da esquerda e a arrogância e "esperteza"  do velho oportunismo da direita  - que se repete várias vezes, na História - em seu caminho, a qualquer custo, para o poder.


Foi assim que o ouvi de um velho pescador, ex-combatente anarquista da Guerra Civil Espanhola, chamado Manolo Ouriges. 


E é assim que o repasso a vocês agora, com algumas pequenas - e espero que perdoáveis - adaptações:


Dizem que, dias depois de dar a Noé as famosas - e precisas - instruções de construção  da Arca, Deus estava distraído, de pé em um rochedo no topo da montanha mais alta, observando o trabalho do velho seguidor - agora convertido em marceneiro - e de seus filhos, em um constante serra, corta, bate, cola, quando sentiu uma presença estranha.


- Pode aparecer. Já sei que você está aí, atrás da rocha - disse,  advertindo-se da aproximação do demo por um leve, característico, aroma de enxofre.


Em resposta,  o outro abaixou, para que pudessem conversar, o capuz  vermelho que lhe cobria o rosto e a barba. 


E colocou-se ao seu lado para observar também o vai-e-vêm das figuras que se movimentavam, lá embaixo, pequenas como formigas.


- Então você - disse, depois de algum tempo, o demônio - vai mesmo fazer essa loucura....


- Vou - disse Deus,  impávido, o queixo duro apontado para a frente - vou destruir tudo o que existe. Ou quase tudo.


- Mas você vai acabar com todas as coisas - disse o Anjo Decaído - Isso tem algum sentido? 


E começou a contar, batendo com o pé no chão:


Com as grandes empresas...


- Sei, mas isso não vem ao caso...


respondeu o outro, olhando-o de cima, impávido e e indiferente.


- Com milhares de empregos....


- Já sei, mas isso não vem ao caso... 


- Com o valor das grandes companhias e de suas ações....


- Sei, mas isso  também não vem também ao caso...


- Com o patrimônio e o futuro dos acionistas e investidores...


- Sei, mas isso também não vem ao caso...


- Com os negócios de centenas de pequenos e médios fornecedores... 


- Sei, mas isso também não vem ao caso...


- Com os grandes projetos de infraestrutura, de energia e de defesa que estão em andamento....


- Sei, mas isso também não vem ao caso...


- Com a reputação dos políticos e de todos os partidos...


- Sei, mas isso também não vem ao caso...


- Com até mesmo os seus seguidores...


- Sei, mas isso também não vem ao caso...  


- E com a vida de milhões de pessoas. 


- E isso também não...vêm ao caso - pontuou o Divino, finalmente, conclusivo e enfático. 


- É... - exclamou o demônio, pensativo - isso vai ser uma coisa dos diabos!


- Mas e não é justamente essa a ideia? Quero que seja você que leve a culpa por tudo, ou melhor, por quase tudo. 


- Mas se fui eu que multipliquei o PIB, a renda per capita e o salário mínimo nestes últimos 13 anos, diminuí a dívida bruta e a líquida, paguei a dívida com o FMI, economizei 370 bilhões de dólares em reservas internacionais, fiz quase 3 milhões de casas populares, plataformas, navios, refinarias e hidrelétricas, submarinos, cargueiros militares, mísseis, caças e fuzis de assalto, descobri petróleo no fundo do mar, tripliquei a fabricação de automóveis e dobrei a safra agrícola, até a Copa do Mundo e as Olimpíadas - suspirou, tristemente, Lulcífer - eu trouxe para cá...


- Mas não soube "vender" nem explicar nada disso. - cortou o Senhor, bruscamente - consequentemente, não me venha com vitimização, nem mimimi e nem lamúrias. Você sabe que agora  ninguém mais se lembra do que você fez nem sabe do que você está falando.  


- Mas para que fazer isso? - repetiu o pobre diabo, exibindo todo seu espanto e inconformidade, apontando para as montanhas e cidades, no horizonte, como se já as visse cobertas por um oceano - assim, tudo irá por água abaixo, tudo o que existe...


- Tudo, não. 


Vão sobrar essa arca, os bichos, a família de Noé, e água, muita água, que depois refluirá para os pólos, transformando-se em  gelo. 


E o Marketing, bastante marketing também, é claro.


- O Marketing? Não entendi - perguntou-se o outro, intrigado - se depois não vai ficar, praticamente, pedra sobre pedra...


- O Marketing, meu caro. Não seja burro. Você já ouviu falar de Luiz XV?


- Você está se referindo a um rei  francês que vai nascer daqui a muitos séculos?


- Exatamente. Dizem que, entre outras coisas, ele vai ficar conhecido por uma expressão famosa.


- Que expressão é essa? - perguntou  o diabo.


- "Aprés moi, le Delúge" - Depois de mim, o Dilúvio - continuou o Senhor, em tom professoral - querendo afirmar, esse grande soberano, que, após  sua morte,  pode chover até canivete que isso não vai lhe interessar ou preocupá-lo nem por um instante. 


Pois, no meu caso, a base do plano é exatamente a inversa.


- Como assim - indagou o diabo,tentando entender o sentido do que queria dizer o altíssimo.


- Como não pretendo morrer, muito pelo contrário, Avant moi, le Déluge - Antes de mim, o Dilúvio... - disse Deus, com um gesto imperial, recolhendo a aba da capa preta, os cabelos fustigados pelo vento - culparei você pela corrupção e a corrupção pelo desemprego e pela crise, independentemente de problemas nas maiores economias do mundo ou da queda do valor do petróleo,  ou das multas bilionárias que irão cair como um meteoro sobre as maiores empresas, e transformarei todos os que existem agora, sem exceção, em pecadores sujos, perversos, devassos e ladrões, para que o mundo entenda que não existe esperança ou futuro no Congresso, nos partidos ou na Política. 


Que não existe salvação para além de mim, o Todo-Poderoso!


E me transformarei no cavaleiro vingador que distribuirá trovões a "tortos" e a "direitos", e que afogará e aprisionará a tudo e a todos - menos aqueles que cumprirem o meu plano - em um avassalador e purificador tsunami de justiça!


- Mas existem outros - tornou o diabo, cofiando, novamente,  a barba - que estão usando o mesmo discurso que você,  não se iluda...


- Não se preocupe - disse o onipotente - impávido e resplendoroso. Esses também serão arrasados, quando chegar a hora.


E, levantando os braços para o horizonte, proclamou:


Só poderá haver um "Mito"!

Eu mesmo!


E sua voz rebombou e rebombou, reverberando pelos vales e montanhas.




8 comentários:

Unknown disse...

Os "Salvadores" o chamarão de "Herege" por esse texto. Gostei da analogia, perfeita!!!

Anônimo disse...

O Moro não acha que é divino. Ele tem certeza que é Deus. Absoluta.

Anônimo disse...

Quem não vai gostar nada disso é o Bolsonaro, o "Mito"!

Unknown disse...

A foto poderia ser do PT como o Diabo a divina justiça da direita como Deus.

Unknown disse...

E que lugar ocuparão neste sonho aqueles que a despeito de todas as profecias, sempre ressurgiram em todos os tempos para caminhar contra o vento e continuar alimentando de sonhos aqueles que nunca se deixaram enganar com as falsas promessas de felicidade de um mundo movido pela idéia de poder????

Anônimo disse...

Isso cai como uma luva no problema do PT.

Anônimo disse...

A PF, A JUSTIÇA, O JUDICIÁRIO, O LEGISLATIVO, O EXECUTIVO ESTÃO INFILTRADOS DE CORRUPTOS E APOIADORES DA ELITES SONEGADORAS QUE PAGAM MUITO MAIS QUE OS EMPREGOS PÚBLICOS E NÃO PRECISAM COMPROVAR NO IMPOSTO DE RENDA, É TUDO POR FORA, SONEGAÇÃO E LAVAGEM DE GRANA ROUBADA DO ERÁRIO.
VEJAM UM CASO EM QUE SE A POLICIA NÃO FOSSE CORRUPTA, JÁ ESTARIA AGINDO E PRENDENDO UM MONTE DE CORRUPTOS DO LEGISLATIVO E DO EMPRESARIADO.
MAS A PF SÓ ESTÁ INTERESSADA EM PRENDER O LULA E A DILMA E ESTÁ HÁ MAIS DE 8 ANOS TENTANDO ISSO E NÃO CONSEGUE UMA SÓ PROVA, ENQUANTO OS VERDADEIROS BANDIDOS ESTÃO AÍ, AGINDO LIVREMENTE SOB OS OLHARES COMPLACENTES E LENIENTES DO DOUTOR MORO E SEUS CUPINCHAS,
**** RODRIGO MAIA (DEM RJ), PRESIDENTE DA CÂMARA, ADMITE ACORDO PARA ENTERRAR CPI QUE INVESTIGA EMPRESAS (CPI DO CARF). Ele é filho de César Mai e já mostra no inicia de seu mandato tampão, seu DNA de político corrupto.
Decisão de Maia sobre CPI do Carf livra todos empresários suspeitos de fraude fiscal.http://www.redebrasilatual.com...
Para deputado do Psol Ivan Valente, novo presidente da Câmara foi eleito já tendo feito acordo com PSDB para barrar investigações. é tomada no momento em que a CPI e a operação Zelotes estão em pleno funcionamento, e uma semana após o representante da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) no conselho do Carf, João Carlos de Figueiredo Neto, ter sido preso, flagrado chantageando o banco Itaú.
"Rodrigo Maia já deixa sua marca de blindador das grandes empresas ao cancelar a prorrogação da CPI do Carf. Certamente tem acordo com o PSDB e outros partidos. O Psol denunciará manobra que visa proteger fraudadores da Receita Federal, que deveriam ser multados em bilhões de reais, muitos dos quais já estão indiciados e até denunciados", afirmou o deputado Ivan Valente (Psol-SP).
O partido já havia apresentado na CPI do Carf diversos requerimentos convocando empresários envolvidos em escândalos da Operação Zelotes, inclusive André Gerdau (do grupo que leva seu sobrenome), e Luiz Carlos Trabuco (Bradesco). "Outras empresas que estão sendo blindadas com a medida de Maia são Safra, Santander, RBS e algumas montadoras de veículos", diz a nota.
A Zelotes começou investigando fraude fiscal de uma série de empresas grandes, incluindo filiadas da Rede Globo, mas acabou direcionando parte dos seus trabalhos para apurar caso de corrupção envolvendo as empresas do filho do ex-presidente Lula.

Anônimo disse...

Ainda bem que existem pessoas com conhecimento, intelectuais, e colegas, bem longe dessa insanidade de corrupção.