5 de set. de 2015

O RESGATE NO MEDITERRÂNEO E O AMOR AO BRASIL



(Do Blog) - A caminho de Beirute onde irá substituir a Fragata União, como Nau Capitânea da esquadra naval  da ONU de bloqueio da entrada de armas no Líbano - a FTN-UNIFIL, sob comando brasileiro desde 2011 - a Corveta Barroso V-34 resgatou 220 refugiados que estavam à deriva no Mar Mediterrâneo, cerca da metade deles mulheres e crianças, salvando suas vidas e levando-as até o território italiano. 


Com 104 metros de comprimento e quase 1.800 toneladas de deslocamento e uma tripulação de aproximadamente 160 marinheiros e oficiais, a Corveta Barroso foi concluída em 2008, na metade do segundo mandato do Presidente Lula,  no contexto do renascimento e fortalecimento da indústria naval brasileira, e é o mais moderno navio já construído no Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro, motivo de orgulho para a Marinha do Brasil - que tem sido atacada em sua honra neste momento por meio de comentários na internet - e um marco da capacidade de realização da nossa gente. 


Só resta uma pergunta: se foi o Brasil que realizou o resgate, mesmo estando em águas internacionais, não seria o caso de oferecer refúgio a essa gente (ao menos para aqueles que o aceitassem) providenciando seu futuro transporte e abrigo em nosso país? 


Seria interessante imaginar - em um tempo em que imbecis sugerem em portais e redes sociais que se entregue a Petrobras e a administração do Brasil aos norte-americanos - um desses bebês, depois de crescer e envelhecer em solo pátrio, relatando daqui a algumas décadas para seus netos, como a mão do destino o tornou brasileiro, ao ser salvo da morte, por brasileiros, em pleno oceano, poucos meses, ou semanas,  depois de nascer.






4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por este texto tão bonito e generoso.

Unknown disse...

E tambem se preparar para um futuro bloqueio aos eua , inclusive este bloqueio , o julgamento da invasao do Iraque e desarmamento dos eua podem alterar este quadro de refugiados mundo afora
As acusacoes contra dilma roussef e o conjunto de acoes que tomou sendo o acordo de desmatamento zero , omissao na prisao sem provas do Alm Othon , venda de patrimonio e desinvestimento na Petrobras , taxa de juros , desnacionalizacao do parque industrial e aumento do desemprego fatos mais que suficientes para o afastamento de dilma e posse do Nacionalista Temer e o cumprimento ideologico do mandato como deve e e' legitimo ser
Saudacoes Trabalhistas

Unknown disse...

Parabéns Mauro pelo excelente artigo. Acredito que nunca ninguém antes conseguiu descrever este caos no Oriente Médio com tanta clareza e veracidade.

Anônimo disse...

Enquanto isso os sírios no Uruguai querem ir embora, juntamente com os haitianos no Brasil. "Não há trabalho e todo o mundo é desonesto"alegam !! Será que Marte os aceitará?