5 de nov. de 2014

A UE E O BRASIL


(Hoje em Dia) - Mesmo estando - ao menos, na aparência - em plena negociação de um acordo de livre comércio com o Mercosul, a União Européia não consegue esconder sua verdadeira natureza.   

As autoridades da organização acabam de entrar com um processo contra o nosso país na Organização Mundial do Comércio - comandada pelo brasileiro Roberto Azevedo - pedindo que se abra um “painel” contra os incentivos dados, pelo Brasil, à indústria automobilística. 

Se a UE, antes mesmo de assinar um acordo de livre comércio com o Mercosul, já pretende sabotar a indústria brasileira, combatendo medidas que beneficiam diretamente empresas europeias instaladas no Brasil, como a Fiat e a Volkswagen, já é possível  imaginar o que ela fará quando já não houver qualquer barreira à entrada de seus produtos no Brasil. 

Se o acordo Mercosul-Europa não avança, é por atitudes como essa, e por resistências dentro da própria UE, principalmente na área agrícola, onde somos mais competitivos. 

É ilusão pensar que abriremos espaços na Europa e nos EUA, se cedermos à sua chantagem. O mercado mundial já se encontra quase que definitivamente  dividido. A América do Sul, e, no futuro, a África - e não a Europa ou os EUA -  são o pedaço que nos coube nesse bolo. 

Não estamos, como o México, colados na fronteira dos Estados Unidos. Não podemos reduzir nossos salários em dois terços, para chegar ao que recebem os trabalhadores mexicanos. Lá, o salário mínimo é de cerca de 11 reais por dia. Nem é possível diminuir o índice de formalização e os direitos de nossos trabalhadores para atrair “maquiladoras” e apenas montar peças  de terceiros. O déficit do México com a China, por exemplo, passou, nesse quesito, de 50 bilhões de dólares no ano passado. 

Da mesma forma, não podemos achar que os EUA e a Europa  nos abrirão seus mercados, extremamente protegidos, se nunca os abriram no passado. 

É possível, sim, nos integrarmos à cadeia produtiva global, mas sem abrir mão de uma visão estratégica. O sucesso da EMBRAER é prova disso. 

 

A não ser que compremos matrizes industriais no exterior, como têm feito, com êxito, outros países do BRICS, como os indianos e os chineses, que já adquiriram marcas como a Jaguar, a Land Rover e a Volvo, nunca teremos acesso a seu mercado, e a tecnologia, como já não temos hoje. E os lucros continuarão sempre com as mesmas multinacionais. 

É portanto, um absurdo, que, ainda assim, tenhamos que enfrentar pressões da UE, tanto para colocar nossos produtos lá fora, como para abrir nossas fronteiras para a importação, praticamente forçada, de produtos feitos em seu território.

O tempo passa, mas a história não muda. Os europeus, mesmo quando mergulhados na crise - segundo suas próprias previsões, a União Européia crescerá apenas 0.4% este ano -  sempre verão a América Latina como uma colônia, a não ser que  nos recusemos a assumir esse papel e essa postura.


Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite prezado Sr. Santayana.
Absolutamente certo o seu ponto de vista. É exatamente como penso que as coisas são. A Europa e a América do Norte sempre no usaram e exploraram..
Obrigado e saúde!

Fabio Guedes.