22 de dez. de 2015

TESOURO FALA DA DÍVIDA PÚBLICA, MAS NÃO CITA AS RESERVAS INTERNACIONAIS.







O Tesouro anuncia, a Agência Brasil copia, e a imprensa espalha estrondosamente aos quatro ventos, que a dívida pública chegou a 2.716 trilhões em Novembro, aumentando pouco mais de 2% com relação ao Outubro.

Mas nem o Tesouro, nem a Agência Brasil, nem o Governo, explicam que o Brasil tem quase 370 bilhões de dólares em reservas internacionais, ou o equivalente a 1.45 trilhões de reais, em dólares,  guardados.

Se esse dado - assim como o relacionado à dívida líquida pública, de aproximadamente 35% do PIB - não é considerado relevante para o Palácio do Planalto, mesmo assim deveria ser divulgado, porque implica fortemente na real situação do país e nas expectativas econômicas e de investimento.


Como brasileiros, pregando no deserto pela milionésima vez, seria o caso de nos perguntarmos: o governo federal tem vergonha das reservas internacionais do país, e da condição do Brasil de terceiro maior credor internacional externo dos EUA, ou é só - para não usar outra palavra mais forte - incompetência estratégica mesmo? 

9 comentários:

Sergio Caldieri disse...

Mestre Mauro Santayana sempre brilhante nos seus comentários.

Unknown disse...

ESTOU COMPARTILHANDO. ESTOU CONTIGO E REPITO ISSO INSISTENTEMENTE.

Anônimo disse...

E isso e irritante mesmo, parece que querem que o caos continue....
exelente observacao, sempre do grande mauro santayana....

Joca disse...

Achoq ue é incompetência mesmo.

Joca disse...

O q achas disto?
http://itisallabiglie.blogspot.pt/2015/02/requerimento-de-legislacao-para-atenuar.html?m=1

Anônimo disse...

Sr Santayana,

Seu comentario é muito válido. Porem cabe lembrar que ainda bem que as reservas estão sendo "reservadas". Imagine a festa do boi caso o Estado, ineficiente, gastador e corrupto, tivesse amplo acesso a elas.

Anônimo disse...

O PT precisa se profissionalizar em governar.
Ou será que fazem isso propositalmente?
Os petistas e seus ministros e os CONCURSADOS que apoiam o governo Petista em cargos de relevância, parece-me que ssão todos amadores ou ent~\a\o muitos deles são muito mal intencionados.
Isso acontece no IBGE, no BC, no BB, na Petrobras, Na Caixa Economica, e em todos Ministérios.
Costumam divulgar dados errados e depois corrigir mais errado ainda.
Não divulgam os dados verdadeiros das contas do governo.
Fazem progessões sem nenhum sentido matemático e sempre dá errado.
PORQUE O FUNDO SOBERANBO NUNCA FOI USADO NO LUGAR DAS PEDALADAS?
O PT tem muitos de seus "filiados" trabalhando contra o governo, tipo assim: DELCÍDIO AMARAL, o tucano ladrão camuflado de petista, ocupando cargo relevante no patido e fazendo milhões de lambanças nas barbas da presidente e do partido dela.
OU O PT SE PROFISSIONALIZA COMO PARTIDO DO GOVERNO OU SERÁ O FIM DO PT.

Anônimo disse...

SERÁ QUE ESTÃO ESCONDENDO ESSA GRANA PARA QUANDO O GOVERNO ACABAR ELES METEREM AS MÃOS E DEIXAR todos que vão sair, ricos, como fez o PSDB em muitos bancos e empresas publicas?

Unknown disse...

Até agora não compreendo a inércia governamental em relação ao setor comunicação social.Pela madrugada!Que inoperância absurda!A paralisia do Planalto nesta área é inexplicável.Parece a estória do pugilista que é comprado para apanhar até o fim do embate.Haja toalha,gelo e aspirina!