8 de nov. de 2011

MENSAGEM AOS “HERÓICOS” TRUCIDADORES DE CRIANÇAS

Circula pela internet vídeo de alguns segundos, que mostra duas crianças de Sirte, sendo atendidas em algum lugar que lembra um ambulatório improvisado. São o menino, de cinco ou seis anos, e a menina, de idade parecida. O menino grita de dor, ainda que tenha as duas mandíbulas, o queixo e a garganta dilacerados, provavelmente por estilhaços de bomba. A menina está em silêncio, olhando o nada, como se o nada pudesse explicar-lhe o sofrimento do menino, e o calcanhar arrancado, o pé quase pendente da perna. O leitor Eugênio, enviou-me os links de acesso às imagens:

http://redeliberdade.blogspot.com/2011/11/otan-assassina.html

e

http://www.youtube.com/watch?v=hobDCtmx0xo&feature=player_embedded&oref=http%3A%2F%2Fs.ytimg.com%2Fyt%2Fswfbin%2Fwatch_as3-vflrEm9Nq.swf&skipcontrinter=1

Como veterano jornalista, que cobriu crimes bárbaros e acidentes terríveis, e a dura experiência de guerras civis e invasões militares - mas acima de tudo, como pai e avô - confesso que nada foi tão fundo na minha tristeza do que a imagem das crianças de Sirte. Das ainda vivas, e das mortas da família Khaled. Foi possível imaginar as milhares de outras crianças, mortas e feridas, na Líbia, no Afeganistão, no Iraque, na Palestina. Diante das cenas, revi o Presidente Barack Obama, sua elegante mulher e suas duas filhas, lindas, sorridentes, que o pai presenteou com um cão, para que o fizessem passear pelos jardins da Casa Branca. Revi-as viajando pelo mundo, e visitando escolas na África e na América Latina. E fiquei sabendo da alegria de Monsieur Sarkozy em ser novamente pai. Em sua relativa juventude, marido de uma cantora jovem, famosa e bela, o presidente da França terá, é o que todos esperamos, anos felizes ao lado da filha. Irá conduzi-la pela mão entre os canteiros dos jardins de Paris, e, se as coisas da política lhe permitirem, a ela contará passagens de sua própria infância. Ouvirá a mulher, com sua voz magnífica, cantar-lhe as mais belas berceuses. E quando ela ficar mocinha, se enlevará com as canções de sua mãe, como “Quelqu’un m’a dit”, e seus versos abertos: “Alguém me disse que nossas vidas não valem grande coisa/ Passam em um instante, como fenecem as rosas”.

A idéia que associa a morte das crianças – no caso, uma menina – à brevidade das rosas, é de Malherbe, o grande poeta francês dos séculos 16 e 17, a quem se atribui a invenção do francês literário. Ele escreveu seu famoso poema para consolar um amigo que perdera a filha de seis anos, e resume a homenagem à menina, que se chamava Rose, no verso conhecido: “E, rosa, ela viveu o que vivem as rosas, o espaço de uma manhã”.

Uma criança morta, muçulmana ou judia, negra ou nórdica, de fome, de endemias ou de acidentes, em qualquer parte do mundo, é uma violência insuportável contra a vida. As crianças mortas em guerras são insulto às razões da vida, e uma grande dúvida sobre a existência de Deus – a não ser a do Deus dos Exércitos.

David Cameron, parceiro e competidor de Sarkozy na aventura líbia, é um pai que sofreu a dolorosa perda de um filho, Ivan, também aos seis anos – em fevereiro de 2009, acometido de uma forma rara de epilepsia. Não é possível que, diante das cenas de Sirte, e na lembrança do filho, não sinta, no coração, o peso de sua culpa, ao usar as armas britânicas, nos bombardeios sistemáticos contra as cidades líbias – entre elas, Sirte, a que mais sofreu, e sem trégua, com as bombas e mísseis. A Líbia e as outras nações da região foram bombardeadas e ocupadas pelas nações mais poderosas do Ocidente porque têm suas areias encharcadas de petróleo. O petróleo, na visão dessas nações, é um dos direitos humanos dos ricos e bem armados.

A espécie humana só sobrevive porque ela se renova em cada criança que nasce. Como nas reflexões de Riobaldo, em uma vereda do grande sertão, diante da paupérrima mulher que dá à luz: não chore não, dona senhora; uma criança nasceu, o mundo começou outra vez.

Os doutores em jornalismo atual, que recomendam textos frios, podem ver nessas reflexões o inútil sentimentalismo de um veterano - diante da realidade do mundo. Mas houve um tempo, e não muito distante, em que o jornalismo era solidário com o sofrimento dos mais débeis, com os perseguidos e famintos de pão e de justiça.

Enfim, God bless America. E God save the Queen.

Este texto foi publicado também nos seguintes sites:

http://www.jb.com.br/coisas-da-politica/noticias/2011/11/08/mensagem-aos-heroicos-trucidadores-de-criancas/

http://www.conversaafiada.com.br/economia/2011/11/08/santayana-sarkozy-e-cameron-olhem-para-essa-crianca/

http://fichacorrida.wordpress.com/2011/11/11/mensagem-aos-hericos-trucidadores-de-crianas/

http://nogueirajr.blogspot.com/2011/11/mensagem-aos-heroicos-trucidadores-de.html

http://carcara-ivab.blogspot.com/

http://pt-br.facebook.com/Conversa.Afiada.Oficial/posts/136997359740124

http://pt-br.facebook.com/Conversa.Afiada.Oficial/posts/136997359740124


6 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto!!!

Anônimo disse...

Excelente texto!!!

A. Hatadani disse...

O texto e o vídeo me causaram profunda comoção. Não pude conter minhas lágrimas.

Probus disse...

Fiquei famoso... muito me honra o Senhor ter lido meu humilde comentário. Tenho por Vossa senhoria o mais profundo respeito, sempre li TODOS as suas postagens no Conversa Afiada.

Eugênio

4 de novembro de 2011 às 15:03

O Jornal Nacional não mostrou. Mas aconteceu. As imagens duras e horríveis que a mídia-empresa esconde para que você não veja o resultado das “guerras limpas”, dos “bombardeios cirúrgicos”, da guerra para garantir o lucro das grandes corporações. OTAN assassina!!!

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/11/04/santayana-israel-na-rota-de-um-holocausto-nuclear/

P.S. Probus, meu nick, eu derivei do latim PROBO (justo, honesto)

Sou seu fã, seu leitor,

Eugênio Kishi

Mauro Santayana disse...

Obrigado, Eugênio Kishi, pelos links e por sua mensagem.Um forte abraço.

Claus Casto disse...

Meu deus, que coisa horrenda!!! Imagens tenebrosas. Quantas e quantas vezes não terá se repetido nessas tristes guerras que assistimos à distância.