5 de fev. de 2012

AS MUDANÇAS NA PETROBRAS E A SOBERANIA NACIONAL.


(JB) - Certos jornais e alguns de seus analistas políticos estão, de maneira dissimulada e com as artimanhas conhecidas, insinuando e apoiando a saída do geólogo Guilherme Estrella da mais importante das diretorias da Petrobras, a que cuida, exatamente, da pesquisa e produção. Do ponto de vista técnico, parece improvável que o Brasil disponha de outro quadro como Estrella. Ele entrou para a empresa mediante concurso público, há 48 anos, logo depois de formado – e se destacou, em seguida, como um dos mais competentes profissionais da instituição.

Sua trajetória, a partir de então, se insere na construção da história da empresa. Participou das primeiras pesquisas e exploração do óleo no mar brasileiro. A partir de suas investigações teóricas sobre a geologia marítima, conduziu os estudos pioneiros que levaram à descoberta das jazidas do pré-sal.

Como geólogo de campo, e trabalhando para a Petrobrás no Iraque, descobriu, em 1976, o gigantesco campo de Majnoon, com reservas superiores a 10 bilhões de barris. Como se sabe, o Brasil renunciou à exploração desse campo, por iniciativa do então Ministro de Minas e Energia, Shigeaki Ueki.

Estrella foi o coordenador da instigante investigação científica, que atribui a origem do petróleo brasileiro a depósitos lacustres, anteriores à separação dos continentes africano e sulamericano. Assim se formou o pré-sal, com o Atlântico ocupando o espaço lentamente aberto, durante séculos geológicos. O diretor de Pesquisa e Produção da Petrobrás é, assim, um dos mais importantes geólogos do mundo. Sem dúvida, é o mais competente profissional da área em nosso país, ao associar o saber teórico à prática, como pesquisador de campo – que foi durante décadas - e ao êxito no cumprimento da responsabilidade pela descoberta e produção de nossas jazidas.

Mas o geólogo Guilherme Estrella tem dois defeitos gravíssimos, e, por isso, todos os interesses antinacionais – internos e externos - se unem para derrubá-lo, neste momento de mudanças na empresa. O primeiro deles é o seu confessado nacionalismo. O diretor de pesquisas e exploração foi nomeado pelo governo Lula, em sua política de recuperar a empresa, minada pela administração entreguista e irresponsável do governo Fernando Henrique Cardoso.

Seu antecessor no cargo, José Coutinho Barbosa, protelava as perfurações exploratórias, a fim de que, ao vencer o prazo para as prospecções, em agosto de 2003, as áreas novas fossem devolvidas à ANP. Com isso, seriam outra vez levadas a leilão, a fim de serem arrematadas pelas empresas estrangeiras. Em poucos meses – de janeiro a agosto – Guilherme acionou a equipe de geólogos, conduziu-a com seu entusiasmo e capacidade de trabalho, e conseguiu descobrir mais seis bilhões de barris, dos 14 bilhões das reservas brasileiras antes do pré-sal. Assim, impediu a grande trapaça que estava em andamento.

A outra razão é a transparente visão humanística de Guilherme Estrela. O geólogo não separa a ciência de sua responsabilidade pela busca da justiça e da igualdade social para todos os homens. Em dezembro último, ao falar em Doha, no Qatar, durante o 20º Congresso Mundial do Petróleo, ele, depois de seu excurso técnico sobre o óleo no mundo, suas reservas e perspectivas, aproveitou sua palestra para denunciar o sofrimento de grande parte da humanidade, sobretudo da parcela africana, em conseqüência da desigualdade e da injustiça. “Todos nós devemos ter vergonha disso” – resumiu.

Os maiores interessados na substituição de Guilherme Estrella são, em primeiro lugar, as empresas multinacionais, que têm, no profissional, o principal guardião dos interesses brasileiros. Não só as petrolíferas, mas, também, as fornecedoras de equipamentos. Desde 2003, o diretor de Pesquisa e Exploração da Petrobrás vem revertendo, na medida do possível, a danosa situação imposta pelo governo neoliberal, que, ao nivelar, nos mesmos direitos legais, as empresas estrangeiras com as brasileiras, promoveu a falência de indústrias nacionais, entre elas algumas fornecedoras de equipamentos para a Petrobras.

Guilherme Estrella tem procurado encaminhar as encomendas para as empresas genuinamente brasileiras, sem prejudicar o desempenho da Petrobrás como um todo. Graças a essa política, ditada pelo interesse nacional, e recomendada pelo governo, reativou-se a indústria naval, e as plataformas, antes encomendadas no Exterior, estão sendo produzidas no Brasil, com a redução da participação estrangeira ao absolutamente necessário.

Outros interessados pela substituição do diretor são os notórios fisiólogos do PMDB. Como é de incumbência dessa diretoria as compras de equipamentos caros e pesados, ela vem sendo disputada pelo partido. Está claro que o ministro Edison Lobão deseja a substituição de Guilherme Estrella. Mas é improvável que o padrinho político do Ministro, o senador José Sarney – reconhecidamente um nacionalista – aceite, e nesse momento internacional difícil, a co-responsabilidade pela saída do atual diretor de Pesquisa e Produção da Petrobrás. Recorde-se que em seu governo o presidente Sarney resistiu e não privatizou nenhuma empresa. E quando Fernando Henrique decidiu privatizar a Vale do Rio Doce, Sarney escreveu-lhe uma carta vigorosa condenando a iniciativa.

O conhecimento é o principal instrumento da soberania. Homens como Guilherme Estrella não se escolhem com critérios políticos menores, mas, sim, em decisões maiores de política de Estado. E cabe um esclarecimento: quando Lobão diz que o diretor está pretendendo deixar o cargo, emite um palpite, ou expressa desejo pessoal - que não lhe cabe manifestar. Ao ministro cabe executar uma política de governo.

É certo que os inimigos do geólogo o têm submetido a solerte guerra de desgaste, com o propósito, deliberado, de provocar uma reação emocional de sua parte. Mas Estrella é bastante arguto para perceber quem está por detrás da campanha para afastá-lo. Aos 69 anos, está ainda jovem para abandonar a missão de que se encarregou, no dia em que começou a trabalhar na empresa – a primeira e única ocupação de sua vida. Ele sabe, que, no fundo, isso constituiria quase um ato de traição ao Brasil e ao seu povo.

Não lhe cabe, por isso mesmo, demitir-se do cargo que ocupa.

Este texto foi publicado também nos seguintes sites:

http://www.jb.com.br/coisas-da-politica/noticias/2012/02/02/mudancas-na-petrobras-e-a-soberania-do-pais/

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/02/03/santayana-denuncia-um-golpe-contra-a-petrobras/

http://www.correioprogressista.com.br/cache/85089

http://contextolivre.blogspot.com/2012/02/mudancas-na-petrobras-e-soberania-do.html

http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/blog/2012/02/09/mudancas-na-petrobras-e-a-soberania-do-pais/

http://asintoniafina.blogspot.com/2012/02/santayana-denuncia-um-golpe-contra.html

http://www.aepet.org.br/site/noticias/pagina/8333/AEPET-Direto070212

http://www.geofisicabrasil.com/artigos/41-opiniao/3115-mudancas-na-petrobras-e-a-soberania-do-pais.html

http://www.ailtonmedeiros.com.br/as-elites-contra-guilherme-estrella/2012/02/03/

http://www.bodocongo.com/2012/02/afastamento-de-cerebros-nacionalistas.html

http://saraiva13.blogspot.com/2012/02/santayana-denuncia-um-golpe-contra.html

http://www.horadopovo.com.br/2012/02Fev/3030-08-02-2012/P2/pag2b.htm

http://www.agp.org.br/index.php/2012/02/mudancas-na-petrobras-e-a-soberania-do-pais/

http://prezadocarapalida.blogspot.com/2012/02/mudancas-na-petrobras-e-soberania-do.html

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/guilherme-estrella-sai-de-diretoria-da-petrobras

http://blogdomaturo.blogspot.com/2012/02/mudancas-na-petrobras-e-soberania-do.html

http://www.catamountski.com/view.php?id=20120204123342AAlujBG

http://wwwterrordonordeste.blogspot.com/2012/02/mudancas-na-petrobras-e-soberania-do.html

http://carlosarte-carlosarte.blogspot.com/2012/02/mudancas-na-petrobras-e-soberania-do.html

http://remoglic.blogspot.com/2012/02/sabotagem-permanente-da-midia-e.html

http://politica.centralblogs.com.br/post.php?href=mudancas+na+petrobras+e+a+soberania+do+pais&KEYWORD=3101&POST=3920968

http://blogln.ning.com/main/sharing/share?id=2189391%253ABlogPost%253A940671

http://planetabarueri.com.br/barueri/index.php?/2012020329612/br-em-foco/santayana-denuncia-um-golpe-contra-a-petrobras.html

http://www.dihitt.com.br/barra/santayana-denuncia-um-golpe-contra-a-petrobras-1

http://ramirogarcia13.blogspot.com/2012/02/mudanca-na-petrobras-e-soberania-do.html

http://m.mippin.com/mip/prev/singlestory.jsp?&sid=467436787

http://obroguero.blogspot.com/2012/02/santayana-denuncia-um-golpe-contra.html

http://pradiscutirobrasil.blogspot.com/2012_02_07_archive.html

http://oblogdoabelha.blogspot.com/2012/02/52-santayana-denuncia-um-golpe-contra.html

2 comentários:

César Qúadros disse...

Posso dizer que estou emocionado ao ler o seu blog, por momentos não consigo acreditar, a parcela cética e, por que não dizer, realista em mim, insiste em dizer que deve haver alguma coisa errada, mas o lado brasileiro e amante da verdade se emociona sim com a tua postura! Parabéns, tu transformas os meus pensamentos e posicionamentos em palavras, e ajuda a manter acesa a chama de filho do Brasil, do Brasil real, aquele que nasce no coração de cada cidadão comprometido com a humanidade que habita este chão! Parabéns pela lucidez, preparo e coerência, fico feliz que existam Brasileiros assim, conte comigo para divulgar o seu pensamento e para continuar a lutar pelo Brasil que queremos e merecemos!

Mauro Santayana disse...

Muito obrigado, César, pelo apoio e pelas suas gentis palavras.

Um forte abraço.