19 de jul. de 2012

O GOVERNO FHC, O SANTANDER E O HSBC


(HD) - Entre outros legados de Fernando Henrique Cardoso, se encontra a desnacionalização de alguns bancos, estatais e privados. Os casos mais emblemáticos são o do Banco do Estado de São Paulo, o Banespa, e o do Bamerindus, então controlado pelo Sr. José Eduardo de Andrade Vieira. O banco estatal paulista foi vendido ao espanhol Santander por 7 bilhões de dólares. A importância era muito inferior aos seus ativos reais.

A venda do Bamerindus, na calada da noite, ao HSBC, ainda parece mais grave. O seu controlador fora ministro do governo Itamar Franco e um dos principais financiadores da campanha de Fernando Henrique à Presidência, de cujo governo também participou. Segundo se informou, na época, o HSBC pagou um dólar pelos ativos bons do Bamerindus, e o Banco Central assumiu os ativos duvidosos, ou seja, suas dívidas e seus créditos junto ao mercado.

O Santander se transformou hoje no instrumento de transferência de recursos brasileiros para a matriz espanhola. Associado, ali, aos interesses do governo, hoje acossado pela mais grave crise econômica e social do país das últimas décadas, o Santander sobrevive com a forte participação da sucursal brasileira, responsável por um quarto dos lucros obtidos em suas operações mundiais.

O HSBC foi denunciado, por um comitê do Senado norte-americano, de associação criminosa com os narcotraficantes do México e com fontes financiadoras dos militantes muçulmanos no Oriente Médio. De acordo com a denúncia, que os controladores do banco atribuem à negligência de seus executivos, o HSBC realiza a lavagem de dinheiro dos cartéis mexicanos da droga, e serve de apoio a um banco da Arábia Saudita ligado à Al Qaeda. É possível que esse mesmo envolvimento seja descoberto na Colômbia, com os traficantes de cocaína, e no Afeganistão, o maior produtor mundial da papoula, de onde se extrai o ópio que, refinado, produz a heroína.

O HSBC ( Hong-Kong and Shangai Banking Corporation) apesar do nome, é uma instituição britânica, fundada em 1865, em Londres, que continua a ser sede. De todos os negócios feitos pelo governo Fernando Henrique com bancos estrangeiros, este permanece o mais misterioso. Segundo se sabe, ele foi concluído pelo então Ministro Pedro Malan em viagem sigilosa a Londres, e fechado ali durante a noite. Só então, depois de concluída, a negociação foi divulgada no Brasil.

O novo escândalo se soma aos demais, e a cada dia cresce a pressão da opinião pública mundial a fim de que os governos façam uma devassa nos grandes bancos internacionais e imponham regras rigorosas para o seu funcionamento. Um apelo neste sentido está sendo divulgado pela internethttp://www.avaaz.org/po/bankers_behind_bars_f/?tfGaodb), e se espera que, nas próximas horas, ele atinja um milhão de assinaturas.


Este texto foi publicado também nos seguintes sites:

http://avantebancario.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html

http://carcara-ivab.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html

http://ericksilveira.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html

http://izidoroazevedo.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html

http://cleitondias7.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html

http://blogln.ning.com/profiles/blogs/mauro-santayana-o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc?xg_source=activity

http://www.boiaquente.info/2012/07/fhc-hsbc-corporation.html

http://militanciaviva.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html

http://cleitondias7.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html

http://chebolas.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc-hd.html

6 comentários:

Mari disse...

Que sacanagem! Usar a imagem do palhaço nessa baixaria não tem graça

http://balaiodajoana.blogspot.com.br/2012/07/qual-e-sua-graca.html

Mari

Mauro Santayana disse...

nada contra os palhaços, Mari, aliás, uma profissão genial. O problema não é como nós nos vemos. Mas como eles - os banqueiros - nos vêem.

Anônimo disse...

Correta a utilização da imagem do palhaço. O FHC e seu grupo nos fez de palhaço durante os 8 anos de seu (des)governo. Felizmente ele não conseguiu emplacar o Serra, senão, com certeza, o BB e Caixa teriam sido privatizados e a crise dos Estados Unidos teria nos deixando na miséria. Senão, ainda, teríamos perdido o petróleo do pre-sal para os gringos. E outras desgraças se somariam.

Anônimo disse...

Todos juntos em cima da nação!
Os patéticos mensaleiros lulistas/malufistas, acusados de corrupção, formação de quadrilha e de tantos outros crimes pelo Supremo Tribunal Federal, querem ser absolvidos “no grito”! Afinal, José Dirceu, Delúbio Soares e outros, estão na mira da Justiça porque existem provas concretas de que cometeram atos criminosos, caso contrário não seriam réus das acusações formuladas por dois Procuradores da Justiça e aceitas por unanimidade pelos Ministros do STF! Acontece, que eles não querem ser julgados por uma Instituição mas pela militância do PT! Isto é, cometeram os crimes e agora saem às ruas solicitando apoio de categorias organizadas e transformar em anarquia a nação! Em outras palavras, roubam, são flagrados e não querem ser punidos por seus crimes! “Mas que beleza, que beleza!” Na verdade, gostariam de viver em países comunistas como Cuba, Coréia do Norte e China que desconhecem o Estado de Direito! Neste contexto de completa irresponsabilidade, caberia aos seus ridículos caudatários, os patéticos lulistas/malufistas que sairão às ruas na defesa de Jose Dirceu e Delúbio Soares, defenderem Paulo Maluf também! Seria muito pitoresco que os malufistas aproveitassem esta onda de subversão, de glorificação de mentirosos e cerrassem fileiras ao lado do lulistas, dos bandidos do mensalão e obrassem todos juntos em cima da nação!
Att. Eugênio José Alati

flavio disse...

poxa.......até aqui no blog do mauro, este idiota do Eugenio josé alati vem destilar seu fel????
eugenio voce é um babaca!!!

Unknown disse...

Fiquei horrorizado estão vendendo tudo a preços de banana !!! Barbaridade !!!