23 de jul. de 2012

OS EUA E SUAS FICÇÕES



(HD)- Os EUA, enquanto sociedade, sempre transitaram entre a fantasia e a realidade. A construção do mito americano e a sua disseminação pelo mundo, foram essenciais para o “american way of life” e a vitória sobre os soviéticos na Guerra Fria.

Usando o cinema como arma de propaganda e cooptação cultural, os Estados Unidos, de Tom Mix a John Wayne, sempre exploraram o mito do cavaleiro solitário, que é rápido no gatilho e vive à margem do sistema, embora, na verdade, Calamity Jane tenha morrido de alcoolismo, Buffallo Bill, de um problema renal, e Bat Masterson, do coração.

O cidadão típico norte-americano acredita piamente nisso, e de vez em quando sua convicção no individualismo vai além da crença, e explode como as bombas do “Unabomber” John Kaczynski, ou do veterano da Guerra do Golfo Timothy McVeigh, que implodiu em 1995 o Edifício Federal de Olklahoma City, com centenas de pessoas em seu interior.

Do hábito de fantasiar o passado de seus mitos os norte-americanos passaram a dar-lhes outras dimensões, mediante a ficção dos quadrinhos, com o aparecimento, em 1938, do Super-Homem, e, não por acaso, um ano antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

O menino de Krypton seria logo seguido de uma longa linhagem de seres dotados de identidades secretas e super-poderes, e alguns deles, como o Capitão América e o Príncipe Submarino, seriam convocados para combater, no plano da fantasia, os inimigos externos dos Estados Unidos.

Com o tempo, os roteiros e os vilões tornaram-se complexos, soturnos e psicologicamente mais bem estruturados. E a utilização de atores como Danny De Vito e Jack Nicholson para interpretá-los elevou a um outro patamar o que antes estava – teoricamente – dirigido apenas ao público infantil.

O cinema foi criado para que fantasia se sobrepusesse à realidade. Mas, de vez em quando, fantasia e realidade, neste novo mundo dominado pela ânsia da ilusão e do escapismo, tornam-se unidimensionais por um instante, e a tragédia eclode – lá e no resto do mundo.

Foi o que aconteceu na semana passada, em uma sala de cinema de shopping center de Aurora, na região de Denver, no Colorado. Como no título do filme, Batman – O Cavaleiro Negro ressurge das Trevas, um universitário de 24 anos, mascarado e vestido de preto, explodiu duas bombas de fumaça e gás lacrimogêneo dentro do cinema, trinta minutos depois do início do filme, e atirou, em seguida, a esmo, matando doze pessoas e ferindo mais de cinquenta, entre elas crianças. Preso pouco depois, fortemente armado, no estacionamento, o matador, James Holmes, identificou-se como o “Coringa”. Apanhadas, como moscas em uma teia de aranha, entre a ilusão e o fato, muitas vítimas foram atingidas por ter continuado onde estavam, acreditando que tudo aquilo era parte do espetáculo.

O mundo necessita voltar à realidade.

Este texto foi publicado também nos seguintes sites:

http://www.vermelho.org.br/90anos/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=189187

http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=43612

http://correiodobrasil.com.br/mauro-santayana-os-eua-e-suas-ficcoes/490053/

http://www.correioprogressista.com.br/cache/126527

http://gilsonsampaio.blogspot.com.br/2012/07/os-eeuu-e-suas-ficcoes.html

http://esquerdopata.blogspot.com.br/2012/07/o-mundo-necessita-voltar-realidade.html

http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2012/07/os-eua-e-suas-ficcoes.html

http://blogoosfero.cc/castorphoto/blog/os-eua-e-suas-ficcoes?toolbar=true

http://carcara-ivab.blogspot.com.br/search?q=eua+fic%C3%A7%C3%B5es

http://www.bancariosrio.org.br/artigos1.php?id=388

http://ericksilveira.blogspot.com.br/2012/07/os-eua-e-suas-ficcoes.html

http://www.luisnassif.com/m/blogpost?id=2189391%3ABlogPost%3A1011625

http://valdecybeserra.blogspot.com.br/2012/07/mauro-santayana-os-eua-e-suas-ficcoes.html

http://novobloglimpinhoecheiroso.wordpress.com/2012/07/26/mauro-santayana-os-eua-precisam-viver-no-mundo-real/

http://www.pcdob.org.br/noticia_print.php?id_noticia=189187&id_secao=9

http://caocamargo.blogspot.com.br/search?q=santayana&max-results=20&by-date=true

http://minutonoticias.com.br/mauro-santayana-os-eua-e-suas-ficcoes

http://escreverenquantoviver.blogspot.com.br/2012/07/as-ficcoes-e-realidade-dos-eua.html

http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com.br/2012/07/os-eua-e-suas-ficcoes.html

http://tinkunaco.blogspot.com.br/2012/07/tinkunaco-111312-re-carta-o-berro-os.html


Um comentário:

Hermes Milani disse...

5 links para meditar e fazer perguntas a todos(as) que se interessam pela segurança da nação brasileira:
1. Aeronáutica investiga sabotagem na base de lançamento de foguetes em Alcântara:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI136711-EI301,00.html
2. Não sabemos por que não se evitou a morte de militares brasileiros nem se previu incêndio na base Comandante Ferraz ?:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,incendio-destroi-base-brasileira-na-antartida-e-deixa-2-militares-mortos-,840477,0.htm
3. Embaixada dos EUA cria suspeita do potencial terrorista na tríplice fronteira onde está o Aquífero Guarani:
http://noticias.terra.com.br/mundo/11-de-setembro-10-anos/noticias/0,,OI5300816-EI18316,00-Triplice+Fronteira+poe+America+Latina+na+guerra+contra+o+terror.html
>-->
Diante dessas e de outras evidências e “coincidências” somos obrigados a pensar que para cada país do Mundo o colonialismo (EUA/UE) planeja um determinado tipo de invasão de acordo com as circunstâncias. Por isso suspeitamos que os militares do USACE podem implantar sistemas de transmissão a satélites ou coisas do gênero, a partir do sertão baiano, com a desculpa de que estão interessados em “benefícios sociais” segundo palavras de Calvin Creech. (Ver link correspondente). O Ministro Celso Amorim foi, devidamente e previamente, consultado ? A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional se pronunciou a respeito ? Um assunto que envolve o responsável por todas as ações militares estadunidenses na América Latina pode ser tratado apenas a nível de Codevasf ? Tenho a impressão de que seja um "acordo da corda com o pescoço do enforcado". Copie e cole cada um dos 2 links abaixo:
>-->
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/07/brasil-contrata-exercito-dos-eua-para-planejar-hidrovia-no-sao-francisco.html
>-->
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=4&cid=127402