14 de nov. de 2012

BELO MONTE E A NAÇÃO


(JB) - O consórcio que constrói a usina hidrelétrica de Belo Monte suspendeu provisoriamente as obras. Não tem como continuar, segundo informam seus responsáveis, diante da total insegurança de seus trabalhadores: grupos organizados destruíram instalações da empresa, ameaçaram os funcionários e espalharam o terror nos canteiros da obra.

Há que se entender, com o mínimo de lucidez, algumas verdades.

O Brasil é uma nação, como quase todas as outras do mundo, construída pelos atos de conquista. Os europeus aqui chegaram, há cinco séculos, ocuparam o território com violência e solércia. Impuseram-se aos indígenas porque se encontravam em outro estágio de civilização.

Conheciam armas de fogo, e isso os tornavam guerreiros invencíveis. Combinando a astúcia com a força, criaram aqui uma comunidade,  primeiro colonial, sob o senhorio formal de Lisboa. Houve também enclaves franceses e holandeses no território. Durante seis décadas ficamos, juntamente com os portugueses, sob domínio espanhol, entre 1580 e 1640. Somos, há 190 anos, estado nacional independente e com dificultada soberania.

Nos tempos atuais (com a mesma solércia com que os ocupantes se impuseram aos nativos), europeus e norteamericanos, com o submisso apoio de “neohumanistas” brasileiros radicais, reclamam os direitos absolutos dos indígenas sobre o território que ocupam, mas quase unicamente na Amazônia. Não há o mesmo empenho de ongs estrangeiras em atuar na defesa dos guaranis- caiová no Mato Grosso do Sul, estes, sim, condenados à miséria física e moral pela violência de fazendeiros brancos, que usam ora a polícia, ora a “justiça”, ora os jagunços, para expulsa-los da pequena área em que se encontram confinados. Ali não há minerais raros.

A tese desses altruístas de ocasião é a de que os indígenas sulamericanos têm o direito de constituir estados independentes, porque neles viviam antes da chegada dos europeus. Como todos sabem, não há, no mundo – a não ser em certas áreas da África e da Ásia – estado nacional que não tenha nascido da expansão e da conquista bélica. Sem essa violência, que a nossa consciência ética pode deplorar, mas não reparar, não teria havido civilização, nem história.

Se fôssemos entender a doutrina do direito ancestral em seu radicalismo, os descendentes dos normandos teriam que desocupar as Ilhas Britânicas, os europeus seriam compelidos a deixar o Hemisfério Ocidental e, em última razão, voltaríamos todos para a África Negra, de onde partiu a diáspora para a ocupação do planeta.

É possível, ainda que não seja provável, que a sabotagem contra as obras de Belo Monte tenha sua causa na ação de trabalhadores, nas reivindicações trabalhistas, normais em obras dessa natureza. Mas não se pode descartar que os incidentes hajam sido insuflados pelos agentes e assalariados das ongs internacionais que operam na Amazônia, cujo interesse é o de manter o vasto território inocupado e com sua biodiversidade destinada à futura exploração dos países centrais.

Temos que encontrar modo de convívio com os remanescentes dos primitivos ocupantes do território, de forma a que todos nós, brasileiros - brancos, negros, índios, mestiços - possamos desfrutar do espaço que a história nos destinou. Nesse sentido há paciente esforço do Estado, desde que um bravo mestiço, o marechal Rondon, foi encarregado, há 102 anos, de instalar e dirigir o Serviço de Proteção aos Índios. Esse esforço, sem embargo, não foi capaz de impedir o assassinato, dissimulado, de milhares de indígenas, vulneráveis a epidemias e endemias que desconheciam, e a tiro limpo, pelos remanescentes dos bugreiros, que ainda no século 19, e sem qualquer repressão, “limpavam” as glebas ocupadas pelos nativos para a ocupação agropecuária.

No caso de Belo Monte, o governo não pode intimidar-se. A construção da represa, já iniciada, corresponde ao interesse estratégico nacional de aumentar a produção de energia elétrica não poluente. E de ocupar - preservando a biodiversidade - de forma racional e inteligente, o vasto território. Há informações de que o governo já planejava entender-se com o Estado do Pará, a fim de criar força-tarefa constituída de contingentes da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança, da Polícia Militar do Pará e das Forças Armadas, sob o comando de um general da força terrestre, e sob a ordem direta da Presidente da República, a fim de realizar operação que reafirme a autoridade do Estado Nacional sobre a área.

Os incidentes repetidos em Belo Monte podem acelerar as providências cogitadas. Ao que se deduz, essa operação, expulsaria da região todos os estrangeiros que ali se encontrem promovendo a desobediência às leis e às decisões do Estado nacional.

Há uma situação que incomoda os observadores atentos. A Amazônia é considerada pelos meios acadêmicos e jornalísticos, na Europa e nos Estados Unidos, como “um patrimônio do mundo”. Com esse argumento, pretendem que compartamos com o mundo (o dos ricos, é claro) a soberania naquela área. Toda a Amazônia – e não só a brasileira – tem a extensão, aproximada, de 6 milhões de quilômetros quadrados. Tão importante, ou ainda mais importante para o equilíbrio ecológico do mundo, se é que isso é realmente importante, é o território russo da Sibéria, com mais do dobro do amazônico (13.500.000 quilômetros quadrados), em sua maior parte coberto pela taigá, floresta sobre território úmido e tão pleno de águas, quanto a Amazônia. A região rica em biodiversidade e em minerais, vem sendo explorada intensamente pelos russos. No entanto, não há, ao que se sabe, ongs norte-americanas, nem européias atuando na área.

Este texto foi publicado também nos seguintes sites:


http://mestreaquiles.blogspot.com.br/2012/11/a-quem-interessa-de-fato-que-belo-monte.html

4 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável assistir à leniência
do governo relativa à atuação das
ONGs estrangeiras no Brasil. Em
breve,ao perder o controle das áreas onde elas atuam, será necessário o uso da força para restabelecer o exercício da soberania.

Anônimo disse...

Prezado Santayana, saudações e obrigado pela grita rotineira.
Comentei a matéria sobre Belo Monte, primeiramente na Tribuna da Internet, transcrevendo-a abaixo:
Belo Monte, estrangeiros e ong's envolvem interessantes aspectos de uma grande problemática nacional.

Indubitavelmente a exploração de potenciais hidroelétricos está fora de crítica séria e patriótica, observados os indispensáveis esforços a preservar a natureza, inclusive como repositório de recursos genéticos inestimáveis para a vida, inclusive humana.

E esta questão está visceralmente ligada à presença oficial ou não, de estrangeiros no norte do país, que há décadas, além de se infiltrarem entre silvícolas, também para servir-lhes de agentes diplomáticos instigando-lhes fantasias de independência, com a ajuda do conhecimento destes, contrabandeiam espécimes de todo gênero, para patenteamento e exploração, inclusive de nós tupiniquins.

E para arrematar, as ong's instigam o que seria nosso sentimento pelo Ministério Público, que, diferentemente da magistratura, não está limitada pelo princípio da iniciativa das partes, pelo contrário. Donde, diante dos noticiários, das evidências orcamentárias poder/dever, como fiscal da lei que é, empreender investigaçao, pois, há muito são denunciadas como meio de sangradouro dos recursos públicos, além de também servirem de fachada à atuação de estrangeiros em diversos nichos nacionais, especialmente no norte do país.

Segurança Nacional é isto: impedir a atuação de estrangeiros em prejuízo dos interesses nacionais (veja-se também a apropriação oficial de vastas extensões de terra, por simples operações de compra e venda) nos diversos aspectos que isto intuitivamente compreende - p.ex., em rebate dos cuidados que países poderosos praticam, a começar pelos EUA; ah! vão fazer lá dez por cento do que fazem aqui.

Saudações de nostálgico patriotismo.
Humberto Guedes

H. Back™ disse...

Depois de dizimar as civilizações indígenas de seus países, os ditos "civilizados" vêm aqui palpitar, sob o furado pretexto de "proteger" os nativos! Vêm nos dizer prá fazer justamente o que não seguiram em seus respectivos quintais? Francamente; é muita "cara-de-pau"!

Unknown disse...

Caro Santayana,
É sempre útil e prazeroso lê-lo. Espero que a lucidez e profundidade do artigo seja repercutido na imprensa, carente de jornalistas imparciais, cultos e comprometidos com a informação.
Obrigado por continuar.