18 de mai. de 2017

O ALVO FINAL É LULA


Aqueles que estão soltando foguetes que nos desculpem, mas não nos colocamos entre os que comemoram, efusivamente, as últimas notícias. 


Moralmente e por uma questão de princípios em defesa da democracia, quem está contra os casuísmos e arbitrariedades jurídico-investigativas da Operação Lava Jato no caso de Lula, tem que se manter contra esse tipo de coisa também quando o atingido é o campo adversário.

Até mesmo porque parte, e faz parte da estratégia, de quem tem apenas um interesse: o seu próprio lado.

Não vemos como solução para o país um impeachment de Temer a ser conduzido pela figura nefasta da Janaína Paschoal, que já defende essa hipótese para aparecer nos jornais, nem a convocação de eleições indiretas para a Presidência da República para as quais a mídia já especula, significativamente, citando o nome de Sérgio Moro, se "magistrado poderá ser candidato".


Isso, em um processo a ser conduzido por um congresso majoritariamente golpista, em grande parte também investigado por uma operação cuja autoridade máxima é o próprio "chefe" da República de Curitiba.


A ideia de uma nova campanha pelas Diretas Já é correta, do ponto de vista da lógica democrática.


Mas se formos objetivos e pragmáticos, considerando a atual situação política, retira tempo precioso da oposição, que poderia ser utilizado, caso as eleições se fizessem normalmente em 2018, para que Lula se recuperasse e refizesse - aproveitando a crescente impopularidade do governo Temer e denunciando e esclarecendo as mentiras de que tem sido alvo - sua relação com a opinião pública e seu caminho para a Presidência da República.


Uma eleição agora, mesmo que direta, pode jogar o poder no colo de Jair Bolsonaro, apoiado pela sensação de caos institucional, pela condição de não estar sendo processado pela Lava Jato, e, caso chegue ao segundo turno, como as pesquisas indicam, por uma aliança que abrangeria da extrema-direita a setores mais oportunistas do próprio PMDB e do PSDB, passando pelo "centro" fisiológico dos partidos nanicos conservadores, unida pelo objetivo comum de evitar, a qualquer custo, que o PT e sua "jararaca" voltem à Presidência da República.


Finalmente, a leitura mais correta é de que os principais alvos das mais recentes manobras da "justiça" não sejam nem Temer nem Aécio, por mais implacáveis que sejam, contra ele, os juízes e procuradores.


As acusações contra os dois foram forjadas - já que se tratam claramente de arapucas propositadamente montadas - como forma de abrir caminho, definitivamente, para a condenação de Lula.


A percepção da população de que a Justiça e o Ministério Público estavam sendo totalmente seletivos e parciais no trato dos gregos com relação aos troianos vinha crescendo a olhos vistos nas últimas semanas, e aumentava, na mesma proporção, a popularidade e as intenções de voto do ex-presidente da República, especialmente depois de seu depoimento em Curitiba e da absurda proibição de funcionamento do seu instituto.


Com as acusações contra Temer e Aécio, o anti-petismo entrega duas torres para capturar e eliminar o Rei que odeia e persegue, sem êxito, há tanto tempo.

A partir de agora, ninguém pode mais dizer que a Operação Lava Jato só atinge o PT, enquanto afaga seus adversários.


E Lula poderá então, ser condenado "exemplarmente" por Moro, aproveitando-se o caos político que tomará conta do país nas próximas semanas, sendo definitivamente impedido de voltar por via eleitoral ao Palácio do Planalto, tanto agora, em eventuais "Diretas Já", como em 2018.

43 comentários:

Zemocrata disse...

Pronto, grande Mauro, mais uma vez na mosca. É preciso que, agora, as pessoas comecem a agir para barrar as pretensões antidemocráticas e antinacionalistas dos golpistas.
Obrigado, Mauro.

cleidivaldo moreira da cruz disse...

Em parte concordo contigo. Contudo, alguns fatos não podem deixar de ser explorados pelos petistas. A delação dos irmãos batistas não foram feitas ao juiz Sergio Mouro nem ao STJ do Paraná e caso fosse não lograria êxito. Outro ponto a ser explorado é que o juiz tem feito aparições em público ao lado de Aécio e de Temer. Deixando claro o seu envolvimento com o golpista quando impediu que as questões enviadas por cunha chegassem a Temer, à época arrolado como sua testemunha. Lógico que o medo dos comunas voltarem ao poder servirá de motivação para o rompimento da ordem democrática, a colocação do partido comunista e do PT na clandestinidade e o recrudescimento da ditadura. Porém, pode também não acontecer nada disso. De certo, a condição política do país hoje exige do nosso povo um grau de maturidade que ele não tem. Seria necessário passar pelo menos uma década sofrendo com governos neoliberais e conservadores para que o país inteiro se unisse em prol de uma candidatura progressista. Resta-nos um pais dividido entre direita e esquerda e uma provável convulsão social com derramamento de sangue fraticida.

Unknown disse...

Como sempre suas análises são firmes, corretas e ponderadas.
Comcordo que nas mãos de Moro é sua trupe, irão usar isso como comprovação de idoneidade.
Mas existe um outro lado, o lados dos membros dá justiça que estão inojados com toda a podridão e parcialidade dá Justiça.
Oremos para que a virtude prevaleça e tenhamos algum ganho com toda essa tragédia.

GUSTAVO HORTA disse...

"O Brasil de Temer é temeroso para os pobres: Os três poderes e a mídia-empresa transformam o país num lugar pior para se viver."
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/05/18/o-brasil-de-temer-e-temeroso-para-os-pobres-os-tres-poderes-e-a-midia-empresa-transformam-o-pais-num-lugar-pior-para-se-viver/

GUSTAVO HORTA disse...

"A CADA DIA UM NOVO ESCÂNDALO, ...ESCANDALOSA A BLINDAGEM PARA A QUADRILHA"
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/05/18/a-cada-dia-um-novo-escandalo-a-cada-dia-mais-impunidade-maior-e-escandalosa-a-blindagem-para-a-quadrilha/

"E, AFINAL, NÃO É O LULINHA O DONO DA FRIBOI……rs rs rs

#apresenteasprovasmoro
#MoroPersegueLula
#ocupabrasilia

Não estou nessa de que ‘É TUDO FARINHA DO MESMO SACO’… Não caio nessa e aprecio como um discurso dos golpista que ainda relutam em aceitar a “caca” que fizeram ao apoiar o GOLPE.
...
VOLTA QUERIDA…VOLTA DILMA.

COMPARTILHE…


#MoroPersegueLula
#OcupaBrasilia
#apresenteasprovasmoro

gustavohorta.wordpress.com"

Anônimo disse...

A LJ é uma operação seletiva contra o PT, sim.
O fato dos irmãos Batista delatarem PSDB e temer foi por instinto de sobrevivência. A vida deles estava, e continua, em risco.
Eles iriam delatar o presidente ladrão nos EUA, a LJ não moveu um dedo para investigar a JBS com o mesmo rigor que investiga o PT.

Os Batista apenas tentam salvar a pele, literalmente.

Quanto a Bolsonaro, se for o desejo da população, que seja. Farei todo esforço que puder para eleger Lula as aceito Bolsonaro se a eleição for limpa. Tratemos de ser oposição com honestidade.
Não é sua ou minha vontade que deve prevalecer mas a do voto. Impedir Bolsonaro é dar outro GOLPE.
Sou petralhas e prezo pela democracia.

Anônimo disse...

A LJ é uma operação seletiva contra o PT, sim.
O fato dos irmãos Batista delatarem PSDB e temer foi por instinto de sobrevivência. A vida deles estava, e continua, em risco.
Eles iriam delatar o presidente ladrão nos EUA, a LJ não moveu um dedo para investigar a JBS com o mesmo rigor que investiga o PT.

Os Batista apenas tentam salvar a pele, literalmente.

Quanto a Bolsonaro, se for o desejo da população, que seja. Farei todo esforço que puder para eleger Lula as aceito Bolsonaro se a eleição for limpa. Tratemos de ser oposição com honestidade.
Não é sua ou minha vontade que deve prevalecer mas a do voto. Impedir Bolsonaro é dar outro GOLPE.
Sou petralhas e prezo pela democracia.

Unknown disse...

Nao foi atraves de MORO que foram feitas as denuncias. Foi diretamente em Brailia, no STF. Se foe em Curitiba, Moro teria blindado.

jose gomes da silva disse...

O comentário acima, é moderado, e não tem o menor interesso de por em pratos limpos o ultimo escândalo. parece-me que querem continuar com o jogo do golpe; pelo ultimo fato ocorrido, se tiverem um pouquinho de sensatez, e vergonha na cara não se falaria em moro, e nem um outro desta gangue, para candidato a presidente; pois agora é a vez do povo. caso contrario só vai frustar uma nação e depois? afinal o povo já decidi-o. o congresso de modo secular, envergonhou sua historia. foi lá que fomentaram a diluição dos trabalhadores. porque não puserão nesta matéria o q de fato aconteceu no dia 17/05/17. para uma maior avaliação/

Cristiane Löff disse...

Gostaria de saber se esta operação detonada hj pela polícia federal foi via Lava Jato ou outra base? Alguém sabe? Se não, coloca em cheque o que você disse acima e a própria ação da Republiqueta de Curitiba!

Anônimo disse...

O Mauro Sayana merece todo o nosso respeito, dessa vez não posso concordar com sua lucidez.
Dizer que as provas contra o miSHELL e o aeciopó foram forjadas é um pouco demais.
Pra mim foi uma operação de inteligência muito bem montada em que as provas apresentadas têm total consistência.
O que temos que ficar atentos deve ser a tentativa que vão fazer de emplacar uma eleição imdireta pra colocar a carmem lùcia na presidência.
FORA miSHELL E QUADRILHA

Maria Martins disse...

Vira essa boca pra lá!
É um mantra contra suas premonições coerentes.
É golpe!

WALQUER CARNEIRO disse...

apenas um adendo...Aécio e Temer não foram pegos pela lava jato e mais, com a enrega dessa provas diretamente ao STF fica claro que Moro está definitivamente desqualificado para condenar quem quer que seja..

Naíse disse...

Infelizmente : na veia,mais precisamente jugular.😢

Unknown disse...

TENS TODA A RAZÃO, ISTO PODE ACONTECER, SE O BOLSONARO VENCER, VOU EMBORA PARA O URUGUAI!!! AGORA A MORA VAI PODER PRENDER O LULA, PARA ELES PODEREM CASAR, O
MORO É APAIXONADO PELO LULA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

AlmeidaBispo disse...

"Uma eleição agora, mesmo que direta, pode jogar o poder no colo de Jair Bolsonaro, apoiado pela sensação de caos institucional,(...)"

Acabo de ler, estarrecido, uma postagem em Facebook e seis sucessivos comentários de garotos normais, na idade de meus filhos e na minha lista de amigos a reverberar o nome de Bolsonaro.
A coisa tá braba!

Unknown disse...

Percepção lógica e escrita com muita clareza. No meu entendimento faz parte da engenharia do golpe iniciado com a deposição da Presidente Dilma. Como disse Jânio Quadros certa vez, "são as forças ocultas"....

dorierc disse...

Sua análise é perfeita Mauro.
Vi, estarrecido e ressabiado, a fúria da Rede Globo para cima de Temer e Aécio. Não via tanta energia e tanto incentivo ao caos desde a época do impeachment de Dilma. Tudo desenvolvido a partir do que se mostrou como factóide - um suposto arranjo de Temer para manutenção de propina a Cunha.
Os fatos são graves, sim. Há prevaricação clara no comportamento do presidente. Mas apenas isso, que pode ser rebatido pela defesa de Temer e dependeria do humor do STF em condená-lo, ou não, seria capaz de tamanho tremor no cenário político? Acho muito difícil.
Brizola dizia que na dúvida, caso a Globo apoiasse algo, se deveria correr para o lado contrário. Não tive Brizola como exemplo de homem público, mas concordo totalmente com essa idéia.
Existe uma sensação crescente de purgação e imagino que isso venha a trazer um desejo de se ter um executivo puro, ilibado, o que, no campo das suspeitas, tornaria Lula um pária no processo. Isso sem muita dúvida.
Por outro lado, não acredito em Bolsonaro como representante deste poder invisível - é um homem de muito pouca estatura intelectual, mas vejo isso em Dória - representante da liberalidade econômica completa, dos brasileiros de bem e, aparente, francês de alma, o que agrada a elite que alucina sua europeização colonial.
O interessante é que vimos FHC clamando que Dória Jr. e Luciano Huck representavam o "Novo". Quem conhece o mínimo de história do PSDB sabe que Aécio era afilhado político de FHC, mas, ao que parece, foi jogado ao leões por ele mesmo.
De qualquer modo, seja um ou outro, a corte brasileira - quem quer que ela seja, não aceita o nordestino operário sindicalista no poder, não quer o povo pobre e mal arranjado deste país na cadeira de chefe de estado.
O que eles vão fazer contra esse povo pobre é o que me deixa apreensivo.
O que vão fazer com o nordestino operário sindicalista, acredito que a história já nos mostrou.

Unknown disse...

Sera' Mario? E o povo tem estomago para aguentar um congresso golpista aprovando todas essa medidas prejudiciais aos trabalhadores? Porque o povo brasileiro tem que ser torturado dia a dia com esse retrocesso politico? Tomara que voce esteja errado.

planeta azul disse...


Concordo plenamente com a ideia de que o alvo final seria ou será o Lula,no entanto,creio se um Bolsonaro desses chegar ao poder, a DERROTA dele será feia.Creio também que ele mesmo pela via indireta,não chegará.Também vejo que os últimos acontecimentos podem até contribuir para derrubar algumas ideias que dão entender que Moro é parcial,que Globo é unilateral e mídia em geral;mas, ao mesmo tempo, o povo ainda está muito convicto de que Dilma foi vítima de um golpe e de que Lula também é vítima de perseguição do trio e do seu grupo. Mas,mesmo assim, realmente, tudo ainda está muito nublado para até mesmo apontarmos uma possível saída para o possível vencedor das próximas eleições. Agora,nós, o povo precisamos sim, tomar as rédias e procurar antes de qualquer coisa,entender o que está acontecendo em nosso país,para tomarmos o caminho certo e a defesa da DEMOCRACIA,sem deixar que o grande capital econômico,lance mão do nosso destino.

Unknown disse...

O que pergunto, aceitando a conclusão de sua análise, é como se dará - se dará? - a sobrevivência do Brasil até 2018?

Unknown disse...

Avaliação extremamente real e possível no atual cenário . Que não nos descuidamos. É tempo de dormir com os dois olhos aberto e em posição de alerta !

Unknown disse...

Avaliação extremamente real e possível no atual cenário . Que não nos descuidamos. É tempo de dormir com os dois olhos aberto e em posição de alerta !

Anônimo disse...

Ao meu ver, a PF que gravou e coletou provas contra Temer e Aécio, nada tem a ver com a Lava Jato. São operações distintas, embora, é claro, pertencentes à mesma instituição federal.

Vitor Sorenzi disse...

Claro como cristal, Mauro!
Mas poucas, pouquíssimas pessoas, enxergam, ou querem enxergar.

Anônimo disse...

pela primeira vez ouso discordar do eminente jornalista; caindo o temer, e acreditando que prevalecera a pressao das ruas, a antecipaçao das eleiçoes inviabiliza, por uma questao de tempo, a condenaçao do lula em segunda instancia, que é a mais concreta e viavel possibilidade de tira-lo da disputa; acredito que a plutocracia nao esperava por isso

Guilherme Toledo disse...

Sim, faz sentido.

Unknown disse...

Faz muito sentido esse raciocínio "teoria dos jogos". Mas ainda acho que está tudo armado para o retorno do FHC. Antes da denuncia de ontem, acreditava que o TSE condenaria a chapa Dilma/Temer, porem seguindo o parecer da Procuradoria, ou seja, com graves consequencias para Dilma e praticamente nada para Temer. Contudo, agora acredito que o TSE vai aproveitar o momento e vai cassar a chapa completa. Em seguida, com Eleições indiretas, FHC será o candidato "salvador da pátria", e ganhará. Lamentavelmente.

Rogerio Otto disse...

Imagino que o empenho da globo não seja o de trazer justiça ao país ! Aécio nesse caso não passa de um sacrifício, necessário a recuperar a "moral" da justiça e assim condenarem Lula inclusive prendendo-o, sem provas mesmo mas, pelo conjunto da obra como gostam de falar os procuradores. Arrisco até a dizer que a prisão de Aécio foi retardada para que aconteça junto com a de Lula para acalmar a multidão sedenta de sangue.

Unknown disse...

Em parte o comentário e correto, mas peca por uma questão. Esqueceram de combinar com o Temer. Queiram ou não ele é o Presidente e tem o poder da caneta. E vai que o porra louca do Temer depois de abandonado pela direita, resolva dar uma guinada a esquerda. Perdido, perdido e meio. Chama os movimentos de esquerda, demita o Meirelles, retire as reformas e resolva negociar uma saída para o Brasil a moda das esquerdas? E ai como fica a sua analise. O Temer e o tipo da pessoa que não vai para o cadafalso sozinho.

Nilza disse...

Só que as divulgação do aúdio de Josley com Temer não foi para o Moro! Partiu de Brasilia!!! Além disso o Josley não estava preso: denunciou de livre e espontânea vontade....

luiz sebastião dasilva disse...

oi caminho é devolver o mandato a quem é de direito e não cometeu nenhum crime, esse filho de uma puta se ficar no poder vai acabar com os pobres desse pais. fora Temer e cadeia para todos os ministros e mais da metade de sua base aliada. diretas já!!

Guilevy disse...

Santayana, acredito que o senhor se equivocou.
Não foi uma operação da Lava Jato com o Moro, foi da PGR por envolver o presidente em exercício.
As gravações foram feitas em grampos autorizados pelo PGR, portanto legais.

Marcos Lúcio disse...

Um show de texto, irretocável. A experiência, o conhecimento, assim como o brilhantismo e a sagacidade extrema , fazem deste excepcional e admirável jornalista - colunista também do Jornal do Brasil- o número um, na minha modesta conceituação. Grande Santayana.

Marcel disse...

Foi direto para o STF pq tanto Aécio quanto Temer tem foro privilegiado, apenas isso.

jusemar B. Sauerbronn disse...

Querido Mauro, Saudades do tempo do Itamar.
Lí com a satisfação de sempre o teu artigo.
Nada obstante, gostaria de fazer algumas considerações.
Você afirma que a gravação foi montada nos levando a supor que o golpista,
apoiado e conduzido pela embaixatriz americana Liliana Ayalde, é um santo e
que na verdade não conspirou e seria exemplo de honestidade e interessado
nos destinos do Brasil, como ele mesmo afirmou em seu recente e veloz pronunciamento.
Neste caso, o exame que será feito pelo Palácio do Planalto poderá por um fim nesta crise.
De mesma cepa seria o flagrante dado no inservível e golpista Aécio, sendo que neste caso
o Joesley teria fornecido a dinheirama para montar a cena.
Não tenho dúvidas que Lula foi e continuará sendo o alvo de tudo e, principalmente da globo.
Você preconiza que deveríamos esperar 2018, dando-se às esquerdas tempo de consolidar a candidatura
de Lula. Neste caso penso que as chamadas "reformas" neoliberais já estariam consolidadas e nada
indica que Lula as reverteria, como não reverteu nenhuma das falcatruas da chamada "privataria
tucana. Há que se recordar que Lula assim que eleito foi, também, tomar a benção do governo americano
e se vendeu como um republicano inofensivo e como prova de sua submissão ao capital especulativo trouxe
o atual ministro da fazenda, a Sr. Meirelles, então presidente do Bank of Boston.
Permito-me ir mais longe. Na falta de opção votei em Lula e Dilma(nessa com mais dificuldade) mas nunca me iludi. O PT não é nem nunca foi um partido de esquerda, ao contrário, Lula continuou com a política
privatista de FHC e Dilma começou o desmonte da Petrobrás vendendo o campo de Libra, a maior descoberta do Pré-Sal em um leilão com um só comprador. Fui à Barra da Tijuca protestar e a polícia e o exército que isolaram ruas e avenidas baixaram a borracha em todos que lá estávamos.
Reconheço que Lula, com seus programas sociais, melhorou a vida de milhões de brasileiros. Mas, por motivos que desconheço, nunca trabalhou para a conscientização dessa massa o que culminou com a adesão da mesma ao chamado "empreendendorismo" da direita, como ficou comprovado com a eleição de Doria em SP com votos, dependendo da região, de 74% dos mais pobres, daqueles que compraram o celular por conta de Lula!
Falaríamos de Dilma, um desastre político completo. Abandonou o próprio programa e acelerou as privatizações, propôs, através do seu ministro das comunicações, Paulo Bernardo, a entrega da infraestrutura das telecomunicações brasileiras às operadoras estrangeiras; abandonou, como Lula já o tinha feito, os movimentos sociais e, também, ia apresentar a reforma da previdência(sob o mesmo falso argumento de déficit)assim, e a reforma trabalhista que não sabemos como seria.
Diante desse quadro, entendo que, a saída imediata de Temer, se ele não conseguir reverter o quadro desmontando a "armação", pode sim, levar a chamada esquerda(falsa) brasileira a interromper as reformas nefastas empurrando-as para mais próximo das eleições e permitindo, com isso, um ambiente mais propício às
negociações já que parlamentar tem um forte instinto de sobrevivência.
Depois é se tentar a eleição de alguém que possa ter compromisso efetivo na nação brasileira e se ele for
de esquerda, será melhor ainda, mas não vejo ninguém com esse perfil na atualidade.
Um forte abraço e saudades!
Jusemar Sauerbronn

ManoPaiva disse...

Mas o que há de fato ou fatos para vc dizer que a direita está trocando 2 torres para tomar o rei? Há uma acusação com provas em relação a Lula?

Unknown disse...

Mauro, não foi a operação lava-jato que atingiu o Temer e o Aécio. Foi a investigação aberta pelo Teori, o que foi assassinado. Basta esclarecer e divulgar isso pra revelar a artimanha.

Anônimo disse...

O QUE TEMOS QUE TER ATENÇÃO NAO E COM BOLSONARO E SUAS PROVAVEIS ALIANÇAS, MAS PRINCIPALMENTE COM O QUE OS PARTIDOS QUE HOJE ESTÃO SENDO ACUSADOS E ESTAO ENVOLVIDOS REAĹMENTE NESTES ESCANDALOS DE CORRUPCAO PRETENDEN SUGERIR PARA OS BRASILEIROS, FARBRICANDO UM CANDIDATO COM PERMISSAO DE FÁZER TUDO CERTINHO AGORA PARA DAR CONTINUIDADE A TODA ESTA SITUACAÓ DEPOIS QUE VENCER AS ELEICOEA EM 2018.

Cláudio Vigas disse...

Caro CAMARADA Jusemar (sim, tu és um camarada!)... Sua análise (não foi só um simples comentário) é melhor que a original - feita pelo seu amigo Mauro... - eu só não entendi a referência ao Itamar... seria o ex-presidente Franco?
PS.: gostaria de corresponder contigo.

Unknown disse...

Prezado MAURO,a PLUTOCRACIA (a influencia da riqueza )neste mundo globalizado em que vivemos será ainda por longo tempo vitoriósa e se no final fôr vitoriósa àqueles que acreditam em DEUS , essa mesma PLUTOCRACIA será dizimada. Não sou religioso mas observador do quanto o ser humano é capaz para se auto-destruir.No fundo dessa confusão política armada que vive o BRASIL está a disputa pelo GRANDE DINHEIRO.O LULA fêz um terço do que o LEC VALESSA tentou fazer na POLONIA e foi deposto.Não havia ambiente político global para isso. Já com o LULA,a Globalização,Internet,Redes Sociais deu ao LULA uma oportunidade grande de implantar um período aparentemente igualitário na distribuição da renda.Porém breve e depois abandonado por ele e todo o grupo do PT ,até os dias de hoje.Vencidos foram pela Direita "Plutocrática" e pela grande fragilidade que o ser humano ostenta em se corromper também. O TEMER não se mostrará nunca enfraquecido pelo seu temperamento de jurista e de defensor(advogado) ferrenho do MALUF no passado ,ganhando todas as suas batalhas jurídicas de idos 40 anos.Poucos sabem disso.É guerreiro e não entregará o cargo como já disse.O cenário politico atual é imprevisível em função de muita gente neste país almejar o cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA, EMBORA POUCAS RESERVAS TEMOS DE HOMENS CAPAZES PARA ASSUMIR UM PAÍS QUE TEM QUASE TUDO POR FAZER PARA ACALMAR TODAS AS CLASSES SOCIAIS.Não arrisco profetizar o que vai ocorrer porque nas aguas turvas onde GOLFINHO é TUBARÃO e vice-versa muito pode acontecer até a entrega do país a um novo mandatário que tomara tenha dentro dele não a mentalidade da PLUTOCRACIA, mas sim a responsabilidade de um PRESIDENTE QUE O BRASIL NUNCA TEVE, PORQUE O NOSSO PAÍS É MÍSTICO.

Unknown disse...

Sempre leio, antes de postar, qualquer matéria que chega a mim. Nesse caso, não fiz isso, embalada pelo título e pela admiração que tenho por Santayana. Mas, no caso, vejo imperfeições em seu artigo. Pedir impeachment para Temer é completamente diferente do que aconteceu com Dilma: acusaram Dilma de haver cometido um crime que não era crime. No caso de Temer, a situação é muito clara, é óbvia. Qto ao risco de eleger bolsonaro, ele existirá agora ou em 2018. Cabe a nós impedir isso. Outra divergência: Lula, hoje, pode ser candidato. Se, como o próprio jornalista afirma, entregaram duas torres para capturar o rei, provavelmente, em 2018, o rei estará fora de combate, a persistir a caçada a Lula. E que ninguém duvide dela. E, por fim, se a proposta de #DiretasJá não está na Constituição, que o povo a coloque lá! Já!

Mauro Santayana disse...

Grande abraço, Jusemar. Mas não disse que a gravação tenha sido montada. Disse que a operação foi montada. A PF participou até mesmo da escolha das notas de dinheiro, filmou a entrega das malas, etc. As cenas foram montadas, assim como as conversas, elas não ocorreram por acaso.