29 de mai. de 2011

O DISCURSO ANACRÔNICO

O discurso do presidente Barack Obama, em Londres, como quase todos os pronunciamentos políticos, não pode ser entendido em sua literalidade. As palavras, disso sabemos, servem para dizer e servem para ocultar, e quase sempre revelam, ao ocultar. Quando buscam esconder o verdadeiro sentimento dos que as pronunciam, revelam-no. Foi um speech fora do tempo, e lembra os pronunciados por Ted Roosevelt na passagem do século 19 para o século 20.

Obama foi a Londres a fim de dizer aos britânicos que os dois povos, vindos da mesma e presunçosa Albion, continuam a mandar no mundo. Começaram a mandar antes mesmo que as colônias da Nova Inglaterra existissem, ainda no fim do século 16, quando os espanhóis foram fragorosamente derrotados, com sua armada, que se pressupunha invencível, mais pelos ventos e ondas altas do Canal da Mancha do que pela ação dos navios britânicos. Essa supremacia foi confirmada, no século 19, em Waterloo. Mas o simples fato de que o presidente dos Estados Unidos tenha considerado ser importante essa reafirmação de domínio, revela que ele se encontra em erosão. O presidente cometeu um equívoco político importante, talvez porque tenha trocado de ghost-writer, ao desdenhar a posição da Europa. Ele não menciona diretamente países como a Alemanha e a França, e só se refere “aos nossos aliados”. Enfim, os donos do mundo são eles. Os outros, por mais poderosos sejam, são apenas “aliados”. O Brasil e os outros grandes países emergentes, reunidos no grupo Bric, são mencionados, como incapazes de ameaçar a supremacia mundial do eixo Washington-Londres. Não cremos que o Brasil venha a disputar a “liderança” do mundo. A melhor atitude de uma nação forte é a de não comprometer esse potencial em atos de conquista. Bons exércitos, economia sólida, instituições permanentes são condições necessárias para assegurar a liberdade interna e garantir os interesses nacionais na sociedade mundial. Mas se essa vantagem for usada em aventuras estultas, as conseqüências sempre serão, a prazo curto ou longo, desastrosas. Na vida de cada um de nós, e na vida das nações, a melhor escolha é a de não liderar, mas, tampouco, seguir a liderança alheia. Deixemos aos outros a sua autonomia e sejamos ferozes defensores da nossa independência.

Dentro da mesma ordem de idéias, estamos diante de outra manifestação de arrogância chocha, da candidata francesa, Christine Lagarde, à direção do FMI. Ela, em resposta à posição brasileira e de outros países emergentes, que reclamam o direito de indicar o substituto de Strauss-Kahn, declara que a instituição tem que continuar em mãos européias. Há dois anos, ela disse que, “no FMI, quem paga, manda”. Como se vê, a sua idéia é a de que a instituição não é mundial, mas de alguns países que se julgam os guardiães universais da moeda. Se é esse o critério da Sra. Lagarde, está na hora de o FMI trocar de mãos. Os países emergentes são hoje os maiores credores do mundo. A China, a Rússia, a Índia e o Brasil, em conjunto, retêm as maiores reservas mundiais, enquanto os Estados Unidos e a maioria dos países europeus são os grandes devedores internacionais. A dívida, pública e privada, dos Estados Unidos é nominalmente de 50.2 trilhões de dólares (3 vezes o seu PIB), isso sem contar com os trilhões e trilhões de dólares que, sem lastro metálico, circulam no mundo inteiro. Quem está pagando, direta ou indiretamente, são os países em desenvolvimento, como é o caso da China e dos outros integrantes do BRIC.

Com toda a sua arrogância, o discurso de Obama é vazio: o único poder de que dispõem Washington, Londres e seus aliados da OTAN, é o bélico – que se encontra encurralado no Iraque e no Afeganistão.

Se o critério é esse, o de quem paga, manda, os Bric podem abandonar o FMI – e criar uma nova instituição, que lhes sirva.


Este texto foi publicado também nos seguintes sites:

http://www.jb.com.br/jb-premium/noticias/2011/05/27/mauro-santayana-coisas-da-politica-o-discurso-anacronico/

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=155231

http://correiodobrasil.com.br/mauro-santayana-o-discurso-anacronico-de-barack-obama/246458/

http://saraiva13.blogspot.com/2011/05/o-discurso-anacronico.html

http://contextolivre.blogspot.com/2011/05/o-discurso-anacronico.html

http://www.agliteratica.com/mauro-santayana-coisas-da-politica-o-discurso-anacronico.html

http://blogdomaurelio.wordpress.com/2011/05/30/o-discurso-anacronico/

http://portaldenoticiasdirioluizze1000.blogspot.com/2011/05/o-discurso-anacronico-de-barack-obama.html

http://minutonoticias.com.br/mauro-santayana-o-discurso-anacronico-de-barack-obama

http://gilsonsampaio.blogspot.com/2011/05/o-discurso-anacronico.html

http://calangootango.blogspot.com/2011/05/mauro-santayana-o-discurso-anacronico.html

http://l1f2.wordpress.com/2011/05/30/mauro-santayana-o-discurso-anacrnico-de-barack-obama/

http://ronaldolivreiro.blogspot.com/2011/05/mauro-santayana-o-discurso-anacronico.html

http://visaolaflora.blogspot.com/2011/05/barack-obama.html

http://grupobeatrice.blogspot.com/2011/05/come-frango-e-arrota-faizao.html

http://profbadaro.blogspot.com/2011/05/coisas-da-politica-coluna-mauro.html

http://democraciapolitica.blogspot.com/2011/05/mauro-santayana-o-discurso-anacronico.html

http://alhoeolho.blogspot.com/2011/05/o-discurso-anacronico-de-barack-obama.html

http://luisnassif.com/profiles/blogs/o-discurso-anacronico?xg_source=activity




Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade o tom do discurso que por medo tenta mostrar que ainda é todo poderoso,mas na verdade o efeito disto a se tornar evidente talvez não estaja vivo pra ver essa nova realidade