8 de ago. de 2012

NOVO INTERVALO NA EUROPA


Na análise de um dos tempos mais instigantes da Europa, o do entardecer do Império Romano e da chegada da Idade Média (La fin du monde antique et le debut du Moyen Age), o historiador francês Ferdinand Lot usa uma frase de forte atualidade: Reste une grandeur caduque, même malfaisante.

Passados os 500 anos desta Idade Moderna, os observadores isentos, desatados dos compromissos contemporâneos, terão a mesma idéia da Europa de nosso tempo. E sobre o que dirão os historiadores futuros, não há dúvida. A Europa que enfrenta a crise do euro, uma das faces da crise maior, a da identidade do continente, vive hoje, como Lot descreveu a Europa da Alta Idade Média, os restos de uma grandeza caduca, e, mais do que isso, malfazeja.

O historiador escreveu seu livro mais conhecido nos anos 20, entre as duas grandes guerras que assolaram a Europa e boa parte do mundo. Apesar de todos os motivos políticos e econômicos, que levaram à eclosão dos conflitos, havia, e continua a haver, uma razão mais profunda, que a inteligência do homem não está sendo capaz de administrar. De repente, e em dupla perplexidade, o homem se vê, ao mesmo tempo, como todo poderoso senhor da natureza, e ser frágil, inerme, diante do cosmos. E, por mais crentes que todos pareçam ser, nos cultos das várias confissões religiosas, há sempre uma dúvida, que vai além do monólogo de Hamlet. Não se trata de saber se somos ou não somos, mas o que somos e o que não somos.

O homem que pensa mais além das ficções que lhe oferece o poder, duvida da existência de Deus, mas não encontra, na ciência, verdade que o console, e não dispõe de outra idéia de salvação que não seja a da investigação da natureza e do cosmos. Por isso mesmo saúda a chegada de um laboratório teleguiado a Marte nas mesmas horas em que, em Oak Creek, nos Estados Unidos, uma comunidade religiosa dos sikhs chora seus mortos. O assassino, tudo indicava, era um racista intolerante, que teria confundido os fiéis da seita indiana com muçulmanos.

Estamos enviando um engenho a Marte, em busca da vida, enquanto não conseguimos aceita-la na Terra. A vida é uma aventura da natureza, que busca transcender-se na inteligência, esse fenômeno em que o grande psicólogo inglês Cyril Burt vê enigma indecifrável: Como os movimentos de partículas materiais podem gerar esse espetáculo imaterial permanece um mistério.

Por mais os neurofisiologistas, como é o caso do cristão John Eccles, tenham descrito, com precisão, a atividade dos neurônios e dos nervos – que são uma extensão da mente – o mistério permanece, em sua perturbadora imanência.

A crise do euro demonstra que a Europa Unida é apenas um meritório esforço político, que encontra suas dificuldades na força das razões nacionais de cada um dos países associados. A realidade do nacionalismo volta a impor-se, como se impôs em várias ocasiões na Europa, até mesmo contra os interesses dos reis.

O retorno à Idade Média, com seus distritos feudais, sob o mando da aliança dos bispos com os barões, e o poder distante de reis e imperadores, é hoje impossível. A própria Igreja, que vem sendo contestada por um movimento de retorno ao velho Cristianismo, anterior à sua associação com o Império, terá que se descentralizar para sobreviver. O Vaticano é hoje uma instituição sem mistérios, e sem mistérios todo poder fenece.

Hoje, estamos assistindo ao fim do falso mistério da moeda virtual e de seus manipuladores, e isso ocorre na Europa, com os euros emitidos pelo Banco Central Europeu. O euro crescia enquanto a confiança nos dólares norte-americanos murchava. Quando os governos europeus resolvem também emitir dinheiro sem lastro, mediante o BCE, a fim de salvar os banqueiros larápios, com o sacrifício dos povos, como o grego e o espanhol, sua moeda comum sofre a mesma erosão. A crise do euro é o resultado da falta de cimento à unidade européia, antes tentada pelas armas pelos romanos, por Napoleão e por Hitler. Todos eles buscaram a unidade que se submetesse à hegemonia dos conquistadores. Isso se repete hoje, com as armas de antes substituídas pela força do poder econômico: os meios são outros, mas os delegados dos banqueiros, que governam o BCE, a Itália, a Grécia e a Espanha contam com Angela Merkel - assim como os grandes financistas se associaram a Hitler, durante a ocupação da Europa pelo Reich.

Este texto foi publicado também nos seguintes sites:

http://nogueirajr.blogspot.com.br/2012/08/novo-intervalo-na-europa.html

http://advivo.com.br/blog/luisnassif/clipping-do-dia-712?page=1

http://chebolas.blogspot.com.br/2012/08/novo-intervalo-na-europa-na-analise-de.html

http://www.conversaafiada.com.br/economia/2012/08/07/santayana-sobre-quem-governa-a-europa/

http://contextolivre.blogspot.com.br/2012/08/novo-intervalo-na-europa.html

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=190608

http://correianeles.com.br/?p=29768

http://www.jornalvanguarda.com.br/v2/?pagina=noticias&id=11404

http://blogdofajardo.wordpress.com/2012/08/08/santayana-sobre-quem-governa-a-europa/

http://minutonoticias.com.br/mauro-santayana-novo-intervalo-na-europa

http://opensanti.blogspot.com.br/2012/08/santayana-sobre-quem-governa-europa.html

http://fmauriciograbois.org.br/beta/noticia.php?id_sessao=10&id_noticia=9626

http://correiodobrasil.com.br/mauro-santayana-novo-intervalo-na-europa/499916/

http://www.planetaosasco.com/oeste/index.php?/2012080741342/Nosso-pais/santayana-sobre-quem-governa-a-europa.html

http://ericksilveira.blogspot.com.br/2012/08/novo-intervalo-na-europa.html

http://saraiva13.blogspot.com.br/2012/08/santayana-sobre-quem-governa-europa.html

http://www.correioprogressista.com.br/cache/130494

http://www.planetabarueri.com.br/barueri/index.php?/blogs/santayana-sobre-quem-governa-a-europa.html

http://contrapontopig.blogspot.com.br/2012/08/contraponto-8904-santayana-sobre-quem.html

http://solta-a-guela-maria-ruela.blogspot.com.br/2012/08/santayana-sobre-quem-governa-europa.html

http://domomb.blogspot.com.br/2012/08/os-bancos-europes-e-destruicao-daquele.html

http://gilsonsampaio.blogspot.com.br/2012/08/novo-intervalo-na-europa.html

http://dralbertorossi.blogspot.com.br/2012/08/novo-intervalo-na-europa.html

http://valdecybeserra.blogspot.com.br/2012/08/santayana-sobre-quem-governa-europa.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande texto, disse tudo! Parabéns!