28 de out. de 2013

OS BEAGLES E OS LOBOS


(HD) - Desde que a vida surgiu, há mais de três bilhões de anos, com as primeiras cadeias de aminoácidos, espécies usam espécies para sobreviver. No início, extraía-se a energia necessária à vida da água, do calor e da luz do sol. Depois - à medida que a evolução avançou - micróbios, peixes, dinossauros, felinos e mamíferos passaram a extrair a energia que necessitavam diretamente de outros seres vivos, vegetais e animais.
Quer se goste ou não, o homem é um fenômeno recentíssimo nessa longa cadeia, e só surgiu e chegou até onde está agora, porque - assim como outros predadores - não se deteve ou ficou constrangido na hora de matar para se alimentar.
Por mais que afete aos que defendem e se preocupam com a natureza, só podemos nos dar ao luxo, hoje, de sermos ecologistas, porque conquistamos e domamos a Terra na disputa com outras espécies, e colocamos os recursos do planeta a serviço da humanidade.
Da mesma forma que um bosquímano caça um lagarto no deserto australiano, para sugar suas proteínas, um engenheiro represa um rio para gerar a energia que vai salvar a vida de um paciente que precisa de um coração artificial, a milhares de quilômetros dali, em uma cirurgia.
Há poucos dias, “ativistas” invadiram um laboratório e “libertaram” – para depois abandonar alguns no meio da rua - dezenas de cães da raça Beagle, que estavam sendo usados em uma pesquisa de cosméticos. E uma aula de medicina da PUC de Campinas foi invadida e interrompida devido ao uso de porcos – anestesiados - em um ensaio de traqueostomia.
Sem a pesquisa com o uso de animais não teríamos a transfusão de sangue, os antibióticos, a diálise, o transplante de órgãos, as cirurgias cardíacas, a quimioterapia e a maioria das grandes descobertas e avanços na área médica dos últimos cem anos
O homem é o lobo do homem. Não nos preocupa o que se faz com os animais – para salvar uma vida - mas o que se faz com outros homens. É preferível que cientistas pratiquem com ratos e coelhos do que – como fazia Mengele - com outros seres humanos.
Enquanto houver uma velhinha morrendo na rua, ou uma criança chorando de dor por falta de remédio, há muito a fazer antes de libertar cachorros. 
Colocar um animal, qualquer que seja ele, no mesmo patamar de um ser humano é o primeiro passo para colocá-lo acima de um ser humano.  
Estou com aqueles que matariam – sem infringir dor, se possível, e se não houvesse outra saída - o último cachorro para alimentar uma criança com fome. Qualquer que fosse ela, o lugar em que veio ao mundo, seu credo ou a cor de sua pele.
Os nazistas amavam seus cães, e faziam exatamente o contrário. Deixavam que eles atacassem, estraçalhassem e devorassem  crianças, de três, quatro anos, que, apavoradas, se desgarravam de seus pais, nos campos de extermínio, nas filas a caminho das câmaras de gás.
O primeiro compromisso de todo ser humano tem que ser com a própria espécie, a humanidade.
Para praticá-lo não é preciso hora, lugar, nem idade. Ele anda meio esquecido. E se chama solidariedade. 

Este texto foi publicado também nos seguinte sites:



9 comentários:

Anônimo disse...

Irretocável... tocou no cerne da questão! O sociedade urbana, dita evoluída, oblitera tal ponto fundamental!

Anônimo disse...

A visão separatista de que a espécie humana é perfeita e os animais são objetos exclusivamente criados para serví-la é errada, cartesiana, superada, mecanicista e por exemplo nem encontra respaldo nas religiões orientais. Já está comprovado por pesquisas científicas que os animais têm substrato neurológico capaz de engendrar consciência.

Anônimo disse...

O cão acompanha a espécie humana há muitos milhares de anos e seu estado de consciência já se alterou. Reconhecer isso não é colocá-lo no mesmo patamar do ser humano. Estão sendo investigadas denúncias que esse campo de concentração de beagles descumpria a lei e normas da Anvisa. Torturar cães em nome da ciência é comparável a torturar crianças de 2 a 4 anos de idade.

Os editores disse...

Perfeito.

Anônimo disse...

Perfeito.
A vida de QUALQUER ser humano - o mais vil - vale infinitamente mais.

Anônimo disse...

Adoro animais. Contudo a vida humana nao pode virar lixo. Nao durmo sossegado desde que vi em seu blog, a foto da crianca ensanguentada. Parem com essa guerra estupida.

Ligia disse...

Concordo plenamente com o Bento sobre a supremacia da espécie humana e o "lugar" das outras ser o de servi-la. E também sbre a especificidade dos cães, espécie que evoluiu em parceria com a humana: existem estudos muito interessantes sobre isso. Costumo apreciar muito, nos textos do Santayanna, a sua contextualização historica, mas esta de justificar a ação predadora do homem contra os animais e a natireza, pelo simples fato de que essa ação nos trouxe inumeros avanços no passado, me parece completamente equivocada. Isso faria da Historia um saber ridiculo, pura compilação de praticas a repetir ou evitar, segundo um manual.
Citar situações em que cães são utilizados, pelos homens, para brutalizar outros homens me pereceu golpe baixo elementar. Quase pior do que o de colocar a questão como uma escolha de Sofia:mataria o ultimo cão para salvar a ultima criança?

luiz carlos disse...

Senhor Santayana a outros meios,para os devidos fins. Os riquissímos laboratórios não querem investirem novos meios, é mais barato torturar animais....O senhor precisa se espiritualizar urgentemente. Coitadinhos dos laboratórios são tão pobres, não é?

luiz carlos disse...

Lamentável senhor Santayana,são tão pobres os laboratórios não é senhor Mauro? Torturar c~es é mais barato.