28 de fev. de 2013

A ITÁLIA NO LABIRINTO


  (HD) -       Houve um tempo, o do Renascimento, em que os principados italianos faziam da política uma obra de arte, como constatou o historiador Jacob Burckhardt em seu livro sobre a Civilização do Renascimento na Itália. Violentos uns, astutos, outros, sábios alguns mais, aos príncipes italianos não faltava inteligência na escolha de seus conselheiros militares e políticos. A esses, confiavam as táticas e estratégias, na condução do poder interno e na defesa dos interesses externos. Eram homens que só se dedicavam a mandar e, mandando, conservar o poder. Um dos segredos da sobrevivência de tais estados era a autonomia de cada um deles, assegurada com a astúcia e com a força, posto que viviam em estado permanente de guerra.
       A Itália  viveu dias gloriosos na unificação da Península, há um século e meio, na repetição da aliança entre guerreiros e pensadores políticos (Garibaldi com a espada, Cavour e Mazzini com as letras). As vicissitudes históricas posteriores, entre elas uma monarquia tão ambiciosa quanto débil, levaram o estado unitário a capengar, desde o surgimento do fascismo, com Mussolini, até os nossos dias.
     Garibaldi, ao partir de Roma para a campanha do Norte, disse aos membros do parlamento provisório, que nada podia prometer, senão “muito trabalho, sangue, suor e lágrimas”.  A frase foi plagiada mais tarde por Theodore Roosevelt e passou a história como sendo de Churchill, que a repetiu em seu mais famoso discurso.
        Croce, ao resumir o fascismo italiano, disse que Mussolini fora um palhaço que o Rei Vittorio Emmanuele III levara a sério. Ele, o mais lúcido pensador italiano daquele tempo, foi convidado pelos norte-americanos a chefiar um governo de transição, e sabiamente recusou, conforme seu diário político, datado de 25 de fevereiro de 1944. Talvez , como Ortega y Gasset, pensasse que o mal dos tempos modernos está em que os que pensam, ou acham que pensam - como Mário Monti - querem mandar, e os que mandam, querem pensar.
        Os partidos de centro-esquerda, com Bersani, nem  a coligação de direita de Berlusconi, conseguiram maioria, necessária ao sistema parlamentaristam para governar. Um cômico de televisão, Beppe Grillo, com linguagem populista, tirou do centro-esquerda os votos que lhe dariam a maioria. Espera-se que ele os devolva, aceitando uma aliança com Bersani.
         Mussolini se apoiara na Alemanha de Hitler; o atual presidente da Itália, Giorgio Napolitano, comunista “pentito”, vai  “consultar” Ângela Merkel, a fim de buscar uma solução para a crise.
         De qualquer forma, à esquerda e à direita, o povo italiano disse um não rotundo à política – exigida pelos banqueiros - de arrocho contra os trabalhadores, com o apoio da ditadora econômica do continente, a germaníssima Merkel. Seu candidato explícito, Mário Monti, funcionário do Goldman Sachs, obteve escassos 10% dos votos.

Este texto foi publicado também nos seguintes sites:
              

3 comentários:

Anônimo disse...

Discordo às vezes de seu posicionamento mas nem por isso o admiro menos. Como nos fazem falta mais pensadores de sua envergadura!
Zapper

Mauro Santayana disse...

Amigo, discordar, é muitas vezes, preciso, fique sempre à vontade para externar sua opinião, obrigado e um abraço.

Anônimo disse...

Se a culpa de tudo é da monarquia como é que em quase 70 anos os republicanos maravilhosos não resolveram os problemas da Itália. Na republica italiana o presidente não é escolhido pelo povo é o primeiro ministro é um tecnocrata escolhido arbitrariamente pelo presidente. Os republicanos só enxergam aquilo que lhes convém e quando convém.