10 de jan. de 2013

BRICS AUMENTAM CONTRIBUIÇÕES PARA A ONU E FAZEM REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA EM NOVA DELHI.



Enquanto a grande imprensa ocidental (The Wall Stret Journal fez mais uma matéria negativa na semana passada) tenta solapar a imagem e desvalorizar o grupo, os BRICS continuam, discreta mas coordenadamente, a mexer as suas peças (e, porque não dizer, seus pauzinhos) no longo jogo de xadrez que disputam com o Ocidente.

No final do ano, para aumentar sua influência na ONU, China, Rússia, Índia e Brasil, aumentaram suas contribuições financeiras para o orçamento das Nações Unidas. A República Popular da China incrementou sua contribuição em 61%, passando de 3,2% para 5,1% do orçamento total da Organização, a Rússia, que já contribuía mais que os chineses, aumentou em 52% seu aporte, os indianos em 24%, e o Brasil aumentou a sua parcela em expressivos 81%, melhorando o  seu cacife na disputa por um posto permanente no Conselho de Segurança.

Amanhã, em Nova Delhi, as cinco nações (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) inaugurarão rodada de negociação dos Altos Representantes do BRICS para a Área de Segurança, coordenada pelo Secretário de Segurança Nacional indiano, Shivshankar Menon. No mesmo dia, e na mesma cidade, vai acontecer outro encontro, ministerial, da área de saúde.

Nenhum comentário: